Governo Federal define indenização para famílias de crianças com deficiência por zika

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: O Governo Federal definiu indenização de R$ 60 mil para famílias de crianças com deficiência por zika, entre 2015 e 2024. Houve polêmica devido ao veto a um projeto que propunha uma pensão vitalícia. Mães e ativistas criticaram a medida, pedindo mais apoio e reconhecimento.

O presidente Lula estabeleceu o pagamento de R$ 60 mil a famílias de crianças com deficiência decorrente de sínrome congênita associada ao vírus zika, entre 2015 e 2024. A medida causou reações negativas devido ao veto de um projeto que propunha uma indenização maior e uma pensão vitalícia. Mães, como Germana Soares, criticaram a falta de diálogo e consideração. A presidente da UniZika Brasil, Luciana Arraes, considerou a medida um erro irreparável. A luta continua para reverter o veto e obter mais apoio e reconhecimento.

A medida provisória ainda precisa ser aprovada e estabelece que a deficiência deve ter sido causada pelo vírus zika durante a gestação. O estudo destacou que mais de 30% das crianças nascidas de mães infectadas apresentaram microcefalia ou outras deficiências. Mães e ativistas seguem mobilizados em busca de mais apoio e reconhecimento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abel Ferreira sobre caso de racismo contra Vini Jr: “Crise de valores”

Após classificação do Palmeiras à semifinal do Campeonato Paulista, Abel Ferreira afirmou que a sociedade está muito aquém

Na Coreia, Janja busca impulsionar rede digital pró-Lula com doramas e k-pop

Em meio à estratégia digital do governo, a primeira-dama Janja incluiu, na agenda da ultima sexta-feira (21), na Coreia do Sul, encontros com brasileiros que...

Arias sofre pênalti, Vitor Roque faz dois e Palmeiras vai à semifinal

Palmeiras venceu Capivariano por 4 x 0, em jogo válido pela quarta de final do Campeonato Paulista