PSD confirma candidatura de Adolfo Menezes à presidência da AL-BA e costura eleição imediata em caso de impedimento

Publicado:

O senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, assegurou a candidatura à reeleição de Adolfo Menezes (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em decisão unânime. A definição ocorreu nesta segunda-feira (20), após reunião interna do partido convocada por Otto para buscar consenso nas negociações do PSD para a eleição da Mesa Diretora da AL-BA.

Os membros do partido também defenderam o “respeito à proporcionalidade”, sinalizando apoio à candidatura de Rosemberg Pinto (PT) para a primeira vice-presidência da Casa. No entanto, informações obtidas pelo Bahia Notícias sugerem que o PSD condicionou seu apoio a uma mudança no Regimento Interno da Assembleia.

A proposta, que deve ser votada em uma convocação extraordinária ainda nesta legislatura, antes da eleição, resultaria na convocação imediata de uma eleição para a presidência da AL-BA, sem dar tempo para o atual ocupante da primeira vice-presidência se estabelecer. A medida visa proteger a presidência contra a possibilidade de Rosemberg assumir o cargo e adiar novas eleições.

Em caso de impedimento legal de Adolfo Menezes após a eleição, o PSD manteria o “direito” à presidência, abrindo espaço para que membros do partido se candidatem e busquem a posição. A análise é que um eventual comando do PT na Assembleia desequilibraria as forças entre as siglas da base aliada estadual, conforme apurado pelo Bahia Notícias.

ENTENDA O CASO: A disputa pela liderança da Casa envolvia uma controvérsia entre Adolfo Menezes e o senador Angelo Coronel (PSD), que articulava a indicação de seu filho, o deputado estadual Angelo Filho (PSD), para disputar a primeira vice-presidência da AL-BA.

Nos bastidores, surgiu a possibilidade de Adolfo desistir de sua candidatura para apoiar Ivana Bastos (PSD) para o cargo, com Alex da Piatã sendo outra opção. Rumores em torno dessas alternativas foram encerrados com o acordo fechado nesta segunda-feira.

Vale ressaltar que a disputa intensa pela 1ª vice-presidência se deve à incerteza sobre a recondução de Adolfo, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) indicou negativamente quanto à reeleição na mesma legislatura para presidentes do Poder Legislativo. Até o momento, o 1º vice-presidente da Casa aparece como um forte concorrente para assumir o cargo, com algumas possibilidades em jogo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Influencer é condenado pela Justiça de São Paulo por vídeo machista

A Justiça de São Paulo decidiu que um influencer digital, conhecido como Moskitão, deve indenizar uma mulher em R$ 15 mil. A condenação...

PF desarticula grupo que vendia dados sigilosos de segurados do INSS

A Polícia Federal, em colaboração com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, lançou a Operação Truth nesta quarta-feira. O foco...

“Não há nada que vai nos parar”, diz relator da CPMI do INSS

Ricardo Ayres, relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, não poupou palavras ao afirmar que “nada nos deterá” quando questionado sobre...