Bahia inaugura primeira delegacia de combate ao racismo e à intolerância religiosa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na terça-feira (21), foi inaugurada em Salvador a primeira Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa (Decrin) da Bahia. Localizada no Engenho Velho de Brotas, a unidade substitui a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e atuará no Centro Policial de Cidadania e Diversidade (CPCD), com foco em investigar e reprimir crimes de racismo e intolerância religiosa, incluindo LGBTfobia e violência contra idosos.

O governador Jerônimo Rodrigues frisou: “Aqui temos segurança pública, assistência social e direitos humanos, com a missão de garantir o direito de denúncia. Nos próximos 10 anos, nossa meta é banir a intolerância religiosa do estado. Com funcionamento 24 horas, a delegacia oferecerá serviços de investigação, assistência social e psicologia, cartório, sala de reconhecimento e suporte dos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neam), de Combate aos Crimes Cibernéticos (Cyber), de Diversidade e da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), todos integrados na estrutura de segurança.”

Além disso, o local terá um posto do SAC, ampliando a oferta de serviços de cidadania. A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), Heloísa Brito, destacou: “Nesse Centro, serão agregados diversos serviços para proteger grupos vulneráveis. Mais uma vez, a Bahia se destaca, reforçando seu compromisso com a defesa da liberdade de expressão e religiosa, garantindo os direitos de todos. Acreditamos que o preconceito pode ser superado por meio do conhecimento e do respeito às pessoas”. Na cerimônia, estiveram presentes Antônio Passos, diretor da Associação Mesa de Ogãs de Camaçari, e Ângela Guimarães, secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

WhatsApp%20Image%202025 01 21%20at%2014.04.38.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem de 28 anos baleado morre após dar entrada no Hospital Municipal de Itamaraju

Na cidade de Itamaraju, um homicídio foi registrado na noite de quinta-feira, por volta das 21h10. A vítima foi Daniel da Silva Santos,...

Oruam é considerado foragido da Justiça e defesa afirma que cantor não vai se entregar

O rapper Oruam foi oficialmente declarado foragido da Justiça após a juíza Tula Corrêa de Melo, da...

Operação prende líder de facção criminosa que comandava ações no Norte da Bahia

No Norte da Bahia, um integrante da facção criminosa Comando Vermelho, com atuação em Senhor do Bonfim, foi preso na terceira fase da...