Na terça-feira (21), foi inaugurada em Salvador a primeira Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa (Decrin) da Bahia. Localizada no Engenho Velho de Brotas, a unidade substitui a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e atuará no Centro Policial de Cidadania e Diversidade (CPCD), com foco em investigar e reprimir crimes de racismo e intolerância religiosa, incluindo LGBTfobia e violência contra idosos.
O governador Jerônimo Rodrigues frisou: “Aqui temos segurança pública, assistência social e direitos humanos, com a missão de garantir o direito de denúncia. Nos próximos 10 anos, nossa meta é banir a intolerância religiosa do estado. Com funcionamento 24 horas, a delegacia oferecerá serviços de investigação, assistência social e psicologia, cartório, sala de reconhecimento e suporte dos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neam), de Combate aos Crimes Cibernéticos (Cyber), de Diversidade e da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), todos integrados na estrutura de segurança.”
Além disso, o local terá um posto do SAC, ampliando a oferta de serviços de cidadania. A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), Heloísa Brito, destacou: “Nesse Centro, serão agregados diversos serviços para proteger grupos vulneráveis. Mais uma vez, a Bahia se destaca, reforçando seu compromisso com a defesa da liberdade de expressão e religiosa, garantindo os direitos de todos. Acreditamos que o preconceito pode ser superado por meio do conhecimento e do respeito às pessoas”. Na cerimônia, estiveram presentes Antônio Passos, diretor da Associação Mesa de Ogãs de Camaçari, e Ângela Guimarães, secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Facebook Comments