MPBA recomenda afastamento de parentes de prefeita em Muritiba

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à prefeita de Muritiba, Rosilvanda Oliveira Reis, a anulação de todas as nomeações de ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança ou contratações temporárias que sejam cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau da autoridade nomeante ou de outros servidores da mesma administração pública, no prazo de 30 dias. A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Neide Reimão Reis.

O MP solicitou também o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para estabelecer de forma explícita a proibição de nomeações para cargos políticos não eleitos, reforçando os critérios de impessoalidade e moralidade administrativa, em 45 dias.

Além disso, o órgão orientou o Município a não realizar novas nomeações em situações que violem os princípios constitucionais, em especial a Súmula Vinculante nº 13, que proíbe o nepotismo no serviço público. Também é exigido que os futuros nomeados assinem declarações confirmando a ausência de vínculos familiares caracterizando nepotismo.

O município precisa fornecer, em 30 dias, informações detalhadas sobre as medidas adotadas, acompanhadas de documentação comprobatória.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Dias d’Ávila exonera comissionados após decisão judicial e recria 543 argos

Resumo da crise em Dias d'Ávila A Prefeitura de Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, vive um impasse institucional neste fim de...

Homem dá tiros na rua, bate em viatura, atropela PM do DF e é baleado

Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) após disparar na via pública,...

Polícia Militar prende homem e recupera veículo roubado em Salvador, na Baixa do Fiscal

Um homem foi preso e um veículo com registro de roubo foi recuperado pela Polícia Militar da Bahia na manhã desta quarta-feira (24),...