Alerta Severo da Defesa Civil de SP no celular é usado pela 1ª vez; entenda

Publicado:

Alerta Severo da Defesa Civil de SP no celular é implementado pela primeira vez; saiba mais

Os moradores de São Paulo receberam, pela primeira vez, um alerta severo da Defesa Civil do Estado devido às fortes chuvas que caem na capital paulista nesta sexta-feira, 24.

Todas as áreas da cidade estão em alerta para possíveis alagamentos, com relatos de chuvas intensas acompanhadas de raios e granizo nas regiões oeste e norte da cidade.

O aviso, que não requer cadastro prévio, foi enviado a todos os dispositivos da cidade e informa sobre a situação: “Alerta Severo – Defesa Civil: Chuva intensa se espalhando pela cidade de São Paulo com rajadas de vento e risco de alagamentos. Mantenha-se seguro”.

O alerta foi emitido através da tecnologia CellBroadCast, utilizada no sistema da Defesa Civil Alerta, e alcança todos os dispositivos com tecnologia 5G ou 4G. De acordo com a Defesa Civil, esta foi a 19ª vez que o recurso foi acionado no Estado.

O principal objetivo é garantir a segurança da população durante o temporal, com duração estimada entre 30 minutos e 1 hora, conforme declarado pela Defesa Civil em comunicado.

Os alertas severos e extremos são enviados mesmo para dispositivos não cadastrados. Ao receber o alerta, o dispositivo emite um som de notificação e a tela exibe a mensagem. Além de alertar sobre os perigos iminentes, o recurso também fornece informações sobre locais de evacuação e pontos seguros.

Em situações de risco extremo, o alerta é emitido com um sinal sonoro no smartphone, mesmo se estiver no modo silencioso.

São Paulo foi uma das primeiras cidades a testar essa funcionalidade, implementada em dezembro, com planos de expansão para todo o país até 2025. Outras cidades, como Belo Horizonte, também estão adotando estratégias semelhantes para alertar os residentes por meio de seus dispositivos móveis.

Nesta sexta-feira, foram registradas estações de metrô alagadas, o desabamento de parte do teto de um shopping na zona norte de São Paulo e o colapso de uma casa em Santana, também na mesma região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, é esperado para depor na próxima segunda-feira, 15, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro do Desenvolvimento Agrário

As famílias brasileiras sentiram um alívio nas finanças em agosto, conforme destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em...

Previsão de déficit primário de 2025 cai de R$ 70,877 bi para R$ 69,990 bi no Prisma Fiscal

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revelou uma leve redução na previsão do déficit primário para o...