SSP: saiba quais crimes aumentaram e diminuíram no DF na última década

Publicado:

Nos últimos 10 anos, o Distrito Federal registrou uma redução considerável na maioria dos crimes, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). No entanto, durante esse período, estupros (20,8%) e tráfico de drogas (11,4%) apresentaram um aumento nas ocorrências.

Analisando os dados de 2014 a 2024, o Metrópoles identificou que houve reduções expressivas nos casos de roubo de veículos (85,7%), homicídios (71,1%) e roubos a pedestres (66,2%). Em relação aos assassinatos, totalizando exclusivamente homicídios, o número caiu de 693 para 200 ocorrências ao longo da década. Já os casos de estupro aumentaram de 777 para 939 registros nesse mesmo período.

As estatísticas revelam avanços significativos na redução de crimes letais e contra o patrimônio. Por outro lado, ressaltam a urgência de políticas voltadas para o combate da violência de gênero e relacionadas ao tráfico de drogas.

É importante observar que até 2014, os dados da SSP-DF incluíam os feminicídios nas estatísticas de homicídios. A partir da publicação da Lei nº 13.104 em março de 2015, a classificação dos homicídios cometidos por questões de gênero se tornou possível. No ano de 2023, o Distrito Federal registrou o maior número de feminicídios, com 31 mulheres assassinadas por questões de gênero. Já em 2024, esse número diminuiu para 23 vítimas.

viatura pcdf cena do crime 30ª dp delegado baleou tres mulher empregada enfermeira 1
1 de 1 viatura pcdf cena do crime 30ª dp delegado baleou tres mulher empregada enfermeira 1 – Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Você deseja se manter atualizado sobre as últimas notícias do Distrito Federal? Receba notificações em tempo real! Acompanhe de perto os desdobramentos desse cenário criminal.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ilê Aiyê sai em turnê pelos Estados Unidos com mais de 4 apresentações e workshops

Prepare-se para uma explosão de cultura e ritmo! O Ilê Aiyê, o icônico bloco afro do Brasil, embarca em uma incrível turnê pelos...

Tigrinho: mulher forja sequestro após sair de casa para apostar em paz

Em uma intrigante reviravolta, uma mulher de 42 anos, residente em Ponta Grossa, Paraná, forjou seu próprio sequestro após desaparecer por dois dias...

Hytalo Santos pagava aluguel e dava celulares a familiares de menores

Hytalo Santos, um influenciador digital da Paraíba, tornou-se o foco de uma séria investigação por supostas práticas de exploração de adolescentes em suas...