Fernanda Torres fala após blackface viralizar depois de 17 anos

Publicado:


Fernanda Torres está na corrida pelo Oscar de Melhor Atriz e viu Ainda Estou Aqui ser indicado a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Entretanto, a brasileira não esperava que um vídeo antigo, de 17 anos atrás, em que fez blackface, voltasse a viralizar. Ela se manifestou sobre a situação.

Fernanda Torres 6
4 imagens

Fernanda Torres no programa Jimmy Kimmel Live!

Além do troféu do Globo de Ouro, Fernanda Torres ganhou uma bolsa com presentes avaliados em R$ 6,1 milhões
Fernanda Torres venceu Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama
1 de 4

John Nacion/GG2025/Penske Media via Getty Images

2 de 4

Fernanda Torres no programa Jimmy Kimmel Live!

Reprodução/Instagram

3 de 4

Além do troféu do Globo de Ouro, Fernanda Torres ganhou uma bolsa com presentes avaliados em R$ 6,1 milhões

Ellen von Unwerth/GG2025/Penske Media via Getty Image

4 de 4

Fernanda Torres venceu Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama

Jeff Kravitz/FilmMagic

 

O que aconteceu?

  • O vídeo em que Fernanda Torres fez blackface foi veiculado pelo Fantástico há 17 anos e voltou a viralizar.
  • Em nota enviada ao Deadline, a atriz brasileira comentou sobre a cena. “Quase vinte anos atrás, apareci de blackface em um esquete de comédia de um programa de TV brasileiro”, declarou.
  • Na sequência, ela se esquiva de polêmicas. “Sinto muito por isso. Estou fazendo essa declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e confusão”.
  • Fernanda explicou que o pensamento a respeito do blackface era diferente na época. “Apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a conscientização da história racista e do simbolismo do blackface ainda não havia entrado na consciência pública dominante no Brasil”, detalhou.
  • “Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está muito claro agora em nosso país e em todos os lugares que o blackface nunca é aceitável”, disse.
  • Por fim, ela comentou que esta é uma conversa importante “que devemos continuar a ter uns com os outros para evitar a normalização de práticas racistas de então e de agora”.
  • “Como artista e cidadã global, e de coração aberto, permaneço atenta e comprometida com a busca de mudanças vitais necessárias para viver em um mundo livre de desigualdade e racismo”, encerrou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula tem jantar marcado com Boric antes de evento sobre democracia

Neste domingo, 20 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Santiago, Chile, para um jantar ao lado do presidente...

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor

Meu pai tinha uma sensibilidade única, capaz de chorar com facilidade. Era um químico, pianista e boêmio, e suas lágrimas fluíam em momentos...

Reações da oposição a favor de Bolsonaro esbarram em falta de apoio

As recentes reações da oposição no Congresso, após a operação da Polícia Federal que visou o ex-presidente Jair Bolsonaro, revelam um cenário complexo....