Lula celebra 80 anos da libertação de Auschwitz: “Nunca mais”

Publicado:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nota, nesta segunda-feira (27/1), em que celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data coincide que o dia em que o campo de concentração de Auschwitz foi libertado.

Lula destacou que Auschwitz foi o palco de uma brutalidade indescritível, onde pereceram um milhão dos seis milhões de judeus que perderam suas vidas sob a barbárie do regime nazista de Adolf Hitler.

“Recordar seus horrores não é apenas um ato de memória, mas também um gesto de compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje”, ressalta.

“Como presidente do Brasil, renovo meu compromisso com a luta contra o antissemitismo e contra todas as formas de discriminação”, afirma. “Nunca mais”.

O campo de concentração de Auschwitz, instalado pelos alemães na Polônia em 1940, se tornou um dos símbolos do terror do Holocausto. No local, os nazistas submetiam os prisioneiros a trabalhos forçados e realizavam execuções.

O genocídio durante a 2ª Guerra Mundial, conhecido como Holocausto, resultou na morte de milhões de judeus, além de outros grupos minoritários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fuzis Frankenstein: peças dos EUA montam arsenal bélico do CV no Rio

O arsenal do Comando Vermelho (CV) tem se diversificado, deixando de depender apenas do tráfico internacional de fuzis completos. A facção tem apostado...

Nunes Marques e Benedito Gonçalves reforçam homenagem a ex-presidente do TJ-BA

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente...

Tremembé: por que a “cadeia dos famosos” está com os dias contados

O Complexo Penitenciário de Tremembé, recentemente em destaque na série da Prime Video sobre presos famosos, pode em breve deixar de ser conhecido...