Deputado baiano vice-líder da oposição na Câmara assina pedido de impeachment de Lula

Publicado:

O vice-líder da bancada de oposição, deputado federal Capitão Alden (PL-BA), assinou um novo pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A solicitação de afastamento acusa Lula de cometer crime de responsabilidade após a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear um total de R$ 6 bilhões de verbas do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.

Para Alden, a decisão do TCU, reforça a “irregularidade na gestão dos recursos públicos”. O parlamentar considera que essa decisão do TCU é “suficiente para justificar o pedido de impeachment”.

“O novo pedido de impeachment do Lula já tem mais de 90 assinaturas de deputados federais. A minha assinatura consta nesta relação e assinarei quantos pedidos forem necessários para livrarmos o Brasil do descondenado”, afirmou Alden.

A decisão do TCU foi tomada para permitir a apuração de possíveis irregularidades na execução do programa do Ministério da Educação, que funciona como uma poupança para ajudar estudantes do ensino médio a completarem os estudos. O TCU mira os recursos do Pé-de-Meia oriundos do Fundo de Incentivo à Permanência no Ensino Médio (Fipem), que é privado e tem patrimônio próprio. 

A análise do órgão apontou que parte dos valores transferidos ao Fipem não passaram pelo processo orçamentário adequado. A partir da decisão, o MEC fica impedido de destinar para o Pé-de-Meia recursos de duas fontes de recursos do Fipem, o Fundo Garantidor de Operações (FGO) e o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).  

Segundo o TCU, a decisão não compromete o funcionamento do programa de imediato, suspendendo apenas parte do repasse de recursos até a adequação do programa governamental à lei orçamentária.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Don Juan seduz viúva, leva todo dinheiro e vende casa milionária no DF

Uma história de amor que rapidamente se transformou em um pesadelo financeiro. Uma viúva de 45 anos se viu presa nas garras de...

PM desarticula desmanche de veículos na Avenida Suburbana, em Salvador; homem foi preso em flagrante

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) desmantelou um desmanche ilegal de veículos na Avenida Dois Irmãos, em Salvador, no final da tarde de...

Policial é investigado por disparar em área de estabelecimento no Rio Vermelho

Um incidente alarmante abalou a tranquilidade do Rio Vermelho, em Salvador, quando um policial militar se tornou alvo de uma investigação após disparar...