Google anuncia que mudará nome do Golfo do México nos EUA após ordem de Trump

Publicado:

O Google afirmou, em suas redes sociais, que irá alterar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” na sua plataforma de mapas, Google Maps, nos Estados Unidos. A medida terá validade a partir do momento em que a alteração for adotada por órgãos oficiais do governo estadunidense.

De acordo com a empresa de tecnologia, a mudança será visível quando o usuário acessar o Google Maps em território dos EUA. O nome do golfo, entretanto, não será alterado caso o país em que a pessoa estiver acessando o serviço mantiver ‘Golfo do México’ como nome oficial do golfo.

“Recebemos algumas perguntas sobre a nomenclatura no Google Maps. Temos uma prática antiga de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo. Para unidades geográficas nos EUA, é quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS) é atualizado”, anunciou a empresa nas suas redes.

PROMESSA DE TRUMP E REAÇÃO MEXICANA

Antes de tomar posse, Donald Trump afirmou que rebatizaria o Golfo, segundo ele, por uma questão de ‘justiça’. O presidente ainda mencionou que o novo nome seria mais bonito. Ainda no dia de sua posse, Trump assinou uma ordem executiva, espécie de Decreto Presidencial, para que o nome fosse alterado.

O Golfo do México é o maior golfo do mundo. Cercado por terras das Américas do Norte e Central, a área total da sua superfície é de cerca de 1,55 milhão de km², com um subsolo rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo também banha México e Cuba.

Segundo o G1, na ordem que altera o nome do golfo, Trump justifica que a região foi uma artéria crucial para o comércio no país, e que continua sendo uma área de grande importância para a indústria marítima dos EUA. Nas redes sociais, a atitude de Trump recebeu diversas críticas.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, minimizou a ação do estadunidense, afirmando que a medida “vale só para o seu território continental. Para nós e para o resto do mundo segue sendo o Golfo do México”. Anteriormente, ela ironizou a ideia, propondo, em troca, chamar os EUA de “América Mexicana”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresário de MG morre em acidente durante salto de paraquedas em SP

Em uma manhã fatídica em Boituva, São Paulo, o empresário Thomas Storino Britis, de 44 anos, perdeu a vida em um trágico acidente...

Zanin é sorteado relator de ação que busca impedir efeitos de sanção dos EUA contra Moraes no Brasil

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido como relator de uma importante ação que busca bloquear os efeitos da...

Pedido de prisão de MC Poze do Rodo após acusação de tortura é negado

A recente decisão judicial negou o pedido de prisão de Marlon Brendon Coelho Couto da Silva, popularmente conhecido como MC Poze do Rodo,...