MPSP pede que Prefeitura de SP explique aumento de mortes no trânsito

Publicado:

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) solicitou explicações à Prefeitura de São Paulo sobre o aumento no número de mortes no trânsito na cidade. O promotor Arthur Antonio Tavares Moreira Barbosa, da 1ª Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital, abriu um processo administrativo considerando as fatalidades de janeiro a novembro de 2024. Nesse período, houve um crescimento de 13% nas mortes em relação ao ano anterior. Dados do Infosiga apontam um aumento de 11% em 2024 em comparação com 2023. O promotor concedeu um prazo de 45 dias para que a Prefeitura apresente as ações de fiscalização para conter o aumento dos acidentes.

Contexto das Mortes no Trânsito em São Paulo

  • O MPSP questionou a Prefeitura sobre o aumento de óbitos no trânsito entre janeiro e novembro de 2024.
  • Em 2024, as mortes de motociclistas em São Paulo aumentaram quase 20% em comparação ao ano anterior.
  • O número de motociclistas mortos atingiu 483 em 2024, a maior quantidade dos últimos nove anos.
  • Por outro lado, as mortes de ocupantes de automóveis diminuíram 10,7%, passando de 112 em 2023 para 100 em 2024.
  • Os óbitos de ciclistas na cidade aumentaram quase 30%, de 34 para 44 em um ano.
  • No geral, houve um crescimento de 11% no total de mortes no trânsito da capital em 2024, tornando-o o segundo ano mais letal desde o início da divulgação dos dados pelo Infosiga.

Intervenção Parlamentar

A deputada federal Tábata Amaral (PSB) e a vereadora Renata Falzoni (PSB) solicitaram a intervenção do MP após observarem a redução da fiscalização da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a exclusão da meta de redução de mortes no trânsito para 4,5 por 100 mil habitantes do programa de metas. De acordo com as parlamentares, a administração municipal não implementou medidas eficazes para reduzir as mortes no trânsito, evidenciando uma fiscalização precária de infrações.

Posicionamento da Prefeitura

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA), foi notificada sobre o ofício da Promotoria e se comprometeu a responder no prazo estabelecido. Em resposta, destacou a implementação da Faixa Azul, que contribuiu para uma redução de 47,2% nas mortes de motociclistas em determinados trechos. Além disso, mencionou a expansão das Áreas Calmas, o aumento das travessias de pedestres, a extensão das ciclovias e a modernização dos semáforos na região central da cidade como parte das medidas adotadas para prevenir mortes no trânsito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de elo com PCC é apontado como doador secreto de CT do Deic

Gabriel Cepeda, empresário do setor de combustíveis e investigado por possíveis ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC), é acusado de financiar...

Mulher é presa por tráfico de drogas após reconhecimento facial na Estação Pirajá

Na manhã deste domingo (21), uma mulher foi detida na Estação Pirajá, em Salvador, após ser identificada por um sistema de reconhecimento facial...