Petro pede que colombianos em situação irregular nos EUA voltem imediatamente

Publicado:

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, emitiu um pedido nesta sexta-feira (31) para que cidadãos colombianos sem documentação regularizada nos Estados Unidos deixem seus empregos e retornem imediatamente ao seu país de origem.

Como medida de apoio, o Departamento de Prosperidade Social oferecerá créditos aos colombianos que optarem por retornar, a fim de facilitar a inscrição em programas de governo.

Recentemente, aviões da Força Aérea Colombiana trouxeram deportados dos EUA até Bogotá.

A crise diplomática entre Estados Unidos e Colômbia teve início quando Petro se recusou a aceitar deportados colombianos em um avião cargueiro americano. Esta recusa gerou tensões entre os dois países, com ameaças de tarifas e trocas de farpas nas redes sociais.

A situação se acalmou após um acordo ser alcançado entre os governos de Petro e dos EUA, resultando no retorno dos colombianos deportados em voos militares americanos. Este desfecho evitou medidas punitivas, como sanções tarifárias e restrições de visto.

Com a crise contornada, fica claro como a imigração representa um tema sensível e urgente na região latino-americana, evidenciando a necessidade de discussões e ações conjuntas para lidar com essas questões de forma adequada.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa conversa com Netanyahu um dia após bombardeio israelense contra igreja em Gaza

Em um momento de grande tensão e tragédia, o Papa Leão XIV conversou por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na...

Otan condena ciberataques russos e promete resposta coordenada com aliados

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) proclamou, em um comunicado recente, uma forte condenação às atividades cibernéticas maliciosas da Rússia, que...

Disparos israelenses em centro de distribuição em Gaza deixam mais de 80 mortos

No coração de Gaza, uma tragédia se desenrolou neste domingo, 20 de julho de 2025, deixando um rastro de dor e desespero. Disparos...