Deputada quer criar auxílio emergencial para brasileiros deportados

Publicado:

A deputada Talíria Petrone, nova líder do PSol na Câmara, apresentou um projeto de lei para instituir um auxílio emergencial destinado aos brasileiros deportados, sobretudo aqueles provenientes dos Estados Unidos.

O auxílio proposto corresponderia a um salário mínimo e seria concedido aos repatriados que possuíam residência fixa em outro país e não tenham cometido infrações segundo a legislação brasileira.

“A criação do ‘Auxílio Emergencial para Repatriados Forçados’ é uma medida essencial para garantir apoio aos cidadãos brasileiros que retornam ao país em condições de extrema vulnerabilidade”, justifica a deputada no projeto.

Com a recente volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, as deportações de brasileiros que ingressaram ilegalmente no país se tornaram um dos pontos críticos nas relações entre a Casa Branca e os governos latino-americanos. Em 24 de janeiro, um voo transportando brasileiros deportados fez uma parada não programada em Manaus, levantando questionamentos sobre o tratamento dispensado aos repatriados, inclusive com intervenção do Palácio do Planalto junto à embaixada americana. Além disso, o Congresso Nacional brasileiro também solicitou um tratamento mais digno aos deportados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Piauí investe em propaganda com negros furtando jovem branco

Uma campanha do governo do Piauí, liderado por Rafael Fonteles (PT), gerou polêmica após exibir um vídeo...

Guilherme Boulos assume Secretaria-Geral do governo Lula

O deputado federal Guilherme Boulos foi nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República nesta segunda-feira (20). A decisão foi oficializada pelo presidente...