Orçamento da saúde: como 15 maiores cidades do interior da Bahia investem na saúde

Publicado:

Um estudo realizado pelo Bahia Notícias, que analisou as Leis Orçamentárias Anuais (LOA) de 2025, revelou como os 15 maiores municípios do interior da Bahia distribuem seus recursos para a área da saúde. A pesquisa evidencia que, apesar da saúde ser uma prioridade constitucional, algumas cidades enfrentam desafios para atender aos percentuais mínimos exigidos por lei.

Conforme estabelecido no artigo 198 da Constituição Federal de 1988, a União, estados, Distrito Federal e municípios devem destinar, no mínimo, 15% da receita de impostos (incluindo transferências) para a manutenção e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento do Bahia Notícias demonstra que municípios como Juazeiro e Lauro de Freitas estão investindo acima da média estabelecida. Destaca-se o desempenho das cidades de Barreiras e Simões Filho, que apresentam os melhores índices, atingindo respectivamente 29,28% e 27,96% de investimento em saúde.

É importante ressaltar que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) é responsável por fiscalizar a aplicação desses recursos e pode recomendar a rejeição das contas daqueles que não cumprem com o percentual mínimo exigido. No entanto, existem disparidades entre o previsto nas Leis Orçamentárias e a efetiva execução desses recursos.

A seguir, confira a tabela com os dados referentes ao orçamento destinado exclusivamente para a área da saúde em cada um dos municípios:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosemberg Pinto defende criação da Seponte nega esvaziamento da Seinfra: “É necessário sim”

O deputado estadual e líder da bancada petista na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), manifestou apoio à proposta de criação da...

Candeias abre licitação para concluir atracadouro marítimo

A prefeitura de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, deu início a um processo de licitação para contratar a empresa que finalizará as...

Indicados por deputados baianos são demitidos após derrota do governo; outros cortes podem acontecer

O governo federal tomou medidas drásticas após a derrota na votação da medida provisória 1303/2025. Na semana passada, começaram a ser demitidos os...