PMMA: deputado quer banir produto em procedimentos estéticos

Publicado:

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados propõe a proibição do uso de Polimetilmetacrilato (PMMA) em procedimentos estéticos. O deputado Josenildo (PDT-AP) é o autor da proposta, que segue a recomendação recente do Conselho Federal de Medicina de vetar essa substância, devido a casos fatais de pacientes que se submeteram a procedimentos com esse composto químico.

Embora o PMMA seja amplamente utilizado em áreas como ortopedia e oftalmologia, o deputado argumenta que sua utilização para fins estéticos traz riscos significativos, como infecções e até mesmo óbitos. Recentemente, diversos casos de complicações graves surgiram após procedimentos estéticos com PMMA, levando à anulação dos lábios de uma paciente e à morte de outra que realizou um procedimento estético nas nádegas.

O deputado Josenildo destaca a importância de restringir a venda e o uso do produto apenas a profissionais devidamente qualificados para minimizar futuras tragédias. A proposta precisa passar por votações nas comissões, no plenário da Câmara e no Senado para se tornar efetiva.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) também recomendou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibição do uso do PMMA como substância de preenchimento, solicitando a suspensão imediata da produção e comercialização de preenchedores à base desse produto no Brasil.

Diante dos graves problemas de saúde causados pelo uso do PMMA em procedimentos estéticos, a proposta de proibição apresentada na Câmara busca resguardar a segurança e a saúde dos pacientes, evitando futuras tragédias e agravos à saúde decorrentes do uso inadequado dessa substância.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...