O Prêmio de Jornalismo com ênfase em mineração e sustentabilidade é lançado pelo Ibram, CBPM e Sinjorba. A parceria entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) resulta na criação do Prêmio IBRAM/CBPM/Sinjorba de Jornalismo: Mineração e Sustentabilidade em 2025. O evento está programado para acontecer em outubro, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) em Salvador.
A premiação contemplará três produções jornalísticas veiculadas em mídias da Bahia, divididas nas categorias “Texto” (jornais, revistas, sites e blogs) e “Áudio/Vídeo” (rádio, TV e podcasts). Também haverá um prêmio para uma produção nacional sobre mineração e sustentabilidade na Bahia. Ao todo, sete trabalhos serão reconhecidos. O intuito é incentivar e valorizar o jornalismo e o rádio com coberturas sobre o setor minerário, com enfoque em sustentabilidade e impacto social.
As inscrições estarão abertas de 1º a 30 de maio, sendo permitida a submissão de trabalhos jornalísticos veiculados entre 1º de outubro de 2024 e 30 de abril de 2025, desde que relacionados com o tema abordado. Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho, favorecendo a diversidade de iniciativas premiadas. As reportagens devem ser apresentadas até 15 de junho de 2025.
Para avaliar os trabalhos inscritos, uma comissão julgadora composta por cinco membros será formada, incluindo um professor universitário de mineração, um professor de jornalismo, um técnico da CBPM e dois jornalistas, um especializado em texto e outro em áudio/vídeo. Os resultados serão divulgados até 15 de setembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá durante a Exposibram, no final de outubro.
Comentários Facebook