A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) expressou profundo pesar e indignação diante do brutal assassinato do advogado Elido Ernesto Reyes Júnior, de 53 anos, ocorrido em Conceição do Coité, na região sisaleira, nesta terça-feira (11).
Segundo informações do Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o advogado foi abordado enquanto dirigia seu carro na rua Bailon Lopes Carneiro, no centro da cidade, por um homem em uma motocicleta que efetuou disparos de arma de fogo, caracterizando o crime como uma execução.
Ernesto havia procurado a Seccional da OAB-BA no dia 20 de janeiro para relatar o caso, sendo recebido pela presidente Daniela Borges e pelo gerente da Procuradoria Jurídica e de Prerrogativas da OAB-BA, Edgard da Costa Freitas. Apesar de aconselhado a registrar um boletim de ocorrência, ele se recusou, mas concordou em deixar na Procuradoria um termo de declarações contendo os detalhes das denúncias, solicitando sigilo.
A OAB Bahia já solicitou oficialmente à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e ao Ministério Público estadual que ajam com rapidez na investigação do caso, disponibilizando o termo de declarações fornecido por Ernesto Reyes.
Daniela Borges, presidente da OAB Bahia, afirmou: “Lamentamos profundamente a morte de nosso colega Ernesto e condenamos veementemente esse crime brutal contra a advocacia. A OAB Bahia exigirá uma investigação minuciosa e ágil desse assassinato, para que a justiça seja feita e os culpados sejam responsabilizados conforme a lei. A Ordem acompanhará de perto as investigações em Conceição do Coité e prestará todo o apoio jurídico à família da vítima”.
A OAB Bahia também designará um representante para monitorar as investigações e, através de sua Procuradoria de Prerrogativas, buscará sua habilitação como assistente no inquérito policial, conforme previsto no Art. 49 do Estatuto da Advocacia.
Comentários Facebook