Justiça baiana determina soltura de acusado pela morte de filho de Mãe Bernadete em 2017

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) ordenou a soltura de Uillian Portugal Brito, acusado de envolvimento no assassinato de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, filho de Mãe Bernadete. O crime ocorreu em 2017 na comunidade do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.

A decisão, divulgada nesta terça-feira (11) pela Agência Brasil, atendeu ao pedido de habeas corpus da defesa do acusado. A Segunda Câmara Criminal do TJ-BA alegou excesso de prazo na prisão preventiva e a falta de denúncia do Ministério Público estadual (MP-BA) em relação aos supostos crimes de 2017.

Binho do Quilombo foi morto a tiros dentro de um carro na comunidade remanescente de quilombo em setembro de 2017. O colegiado concordou com a defesa e substituiu a prisão por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e restrição de frequentar locais públicos sem autorização.

“Apesar da complexidade da investigação, do tempo decorrido desde os eventos de 2017 e da gravidade do crime, não houve denúncia até o momento”, diz parte da decisão.

Em 2023, Mãe Bernadete, também líder quilombola e mãe de Binho, foi assassinada na mesma comunidade, Pitanga dos Palmares.

**Chamado à Ação:** Compartilhe sua opinião sobre essa decisão judicial e sua importância para a comunidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Viaduto para ligar Av ACM ao Acesso Norte é entregue pela prefeitura na região do Shopping da Bahia

Salvador celebrou a entrega do Viaduto José Linhares, mais uma etapa do conjunto de intervenções de mobilidade do projeto Nova Tancredo Neves. A...

Homem é preso por roubo e associação criminosa durante tentativa de fuga no Extremo Sul baiano

Um homem de 29 anos foi preso neste domingo (25) em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, acusado de roubo e...

Iniciativa em colégio no semiárido baiano cria detergente biodegradável a partir da casca de pinha

No semiárido baiano, uma estudante de Presidente Dutra desenvolveu um detergente biodegradável a partir das cascas de pinha, sob orientação da professora Mirian...