Barroso dá mais 30 dias para São Paulo detalhar uso de câmeras pela PM

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu mais 30 dias de prazo para que o governo de São Paulo apresente mais informações sobre o uso de câmeras corporais pelos policiais militares do estado.

Pela determinação, o governo deverá detalhar quais indicadores serão utilizados para avaliar a efetividade da medida e esclarecer a ordem de adoção prioritária das câmeras corporais nas fardas dos policiais militares conforme os riscos de letalidade policial.

Histórico:

O governo de São Paulo se comprometeu, em abril do ano passado, a implementar o uso de câmeras corporais em operações policiais no estado, estabelecendo um cronograma para a adoção do sistema. No entanto, a demora na implementação se deve a questionamentos sobre a compra de 12 mil câmeras da empresa Motorola, criticada por prever alterações no acionamento do equipamento que não garantiriam a gravação ininterrupta exigida pelo Supremo Tribunal Federal.

A nova determinação concedendo mais tempo para o governo de São Paulo apresentar informações adicionais faz parte de um processo que busca garantir a transparência e a eficácia do uso de câmeras corporais pelos policiais militares, estabelecendo critérios claros e prioridades para a implementação das mesmas.

É fundamental para a segurança pública e o respeito aos direitos civis que as medidas necessárias sejam tomadas de forma responsável e eficiente, garantindo a proteção tanto dos cidadãos quanto dos agentes envolvidos nas operações policiais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino contra os novos marajás

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, resolveu mexer em um vespeiro que Brasília adora manter bem guardado: a farra dos penduricalhos. Não...

Flávio Bolsonaro aparece nas pesquisas em situação melhor do que seu pai estava em fevereiro de 2022

A pesquisa Genial/Quaest divulgada na semana passada confirmou a consolidação do nome do senador Flávio Bolsonaro (PL) como principal adversário do presidente Luiz Inácio...

Cantor preso no DF dá migué na Justiça, muda para SP e curte lua de mel em Dubai

A expressão “prisão domiciliar” costuma remeter a imagem de alguém restrito ao próprio endereço, sob regras rígidas e vigilância constante. No caso do ex-cantor...