Danos morais e estéticos: cão “Pelado” processa cidade por erro médico

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) concedeu a um cachorro o direito de participar como autor de um processo judicial. O processo foi aberto contra o município de João Pessoa, Paraíba, que é acusado de ter cometido um erro médico ao atender um pet, chamado “Pelado”, em uma clínica veterinária.

O bichinho teria passado mal após passar por exames de raio-x. A defesa dele protocolou, então, uma ação por danos morais, materiais e estéticos.

A decisão inédita da juíza Flávia da Costa Lins, titular do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública da capital, determinou que o animal poderia sim participar do processo, desde que representado por seu tutor. Durante a audiência, a magistrada argumentou que “a Justiça deve acompanhar a evolução dos fatos e, nesse sentido, deve se dar especial relevância às relações afetivas e jurídicas existentes entre o homem e os animais domésticos”.

Frustrada a tentativa de conciliação entre o cachorro “Pelado” e o município de João Pessoa, foi determinada a realização de uma avaliação veterinária no animal para verificar a veracidade das acusações e os danos causados ao cachorro.

“A Justiça deve acompanhar a evolução dos fatos e, nesse sentido, deve se dar especial relevância às relações afetivas e jurídicas existentes entre o homem e os animais domésticos”, destaca a juíza Flávia da Costa Lins.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça determina penhora de direitos autorais de Netinho de Paula para quitar dívida por danos morais em ação de 2001; relembre

A Justiça de São Paulo determinou a penhora de todos os direitos autorais que o cantor Netinho...

Câmera flagra atropelamento de policial rodoviária federal aposentada na Avenida Paulo VI, em Salvador

Uma câmera de segurança registrou o atropelamento de Marta Maria dos Santos, uma policial rodoviária federal aposentada de 60 anos. O...

Líder da LBV, Paiva Netto fundou uma das sete maravilhas de Brasília

Faleceu na manhã desta terça-feira (7/10), aos 84 anos, José Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV). Ele é o fundador...