“Vassoura de Bruxa” ameaça lavouras de mandioca no Amapá; alerta é do Mapa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Produtores de mandioca do Amapá e Pará estão em alerta devido à infestação da “Vassoura de Bruxa” em suas lavouras. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou estado de emergência fitossanitária, por um ano, devido ao risco de surto da praga quarentenária nestes estados.

O fungo, embora não represente perigo à saúde humana, é altamente destrutivo para as plantações de mandioca. Embora a praga tenha sido confirmada apenas em alguns municípios do Amapá, o Pará foi incluído na medida preventiva por ser o maior produtor de mandioca do país e por fazer divisa com o Amapá, onde a “Vassoura de Bruxa” continua a se espalhar.

O primeiro caso no Brasil foi identificado em 2024 pela Embrapa Amapá. A doença, causada por um fungo inédito no país, tem afetado as plantações de mandioca em terras indígenas de Oiapoque, gerando sintomas como ramos secos e deformados, proliferação de brotos fracos nos caules e outros danos graves às plantas.

Medidas de Controle

No Pará, a Agência de Defesa Agropecuária irá intensificar a fiscalização nos municípios próximos à divisa com o Amapá, bem como em outras áreas estratégicas da produção de mandioca. Além disso, a agência promoverá ações educativas e de capacitação para identificar a praga e prevenir sua disseminação. Recomenda-se que não sejam transportados pedaços de rama do Amapá para o Pará, a fim de evitar a introdução da praga.

Recentemente, representantes do Amapá, Pará e do Mapa se reuniram para discutir estratégias de prevenção da praga. Outras ações estão sendo planejadas para conter o avanço da “Vassoura de Bruxa” e proteger as plantações de mandioca nos estados afetados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Que horas sai o resultado da Mega da Virada?

Mega da Virada chega a prêmio de até R$ 1 bilhão pela primeira vez; veja como apostar, acompanhar e resgatar Pela primeira vez na...

Adolescente desaparece e mais de 500 pessoas são resgatadas em Copacabana

Um adolescente de 14 anos permanece desaparecido após mergulho no mar de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante as festas de Réveillon. A...

Calor e chuvas: veja a previsão do tempo em SP e no resto do Brasil neste 1º de janeiro

A cidade de São Paulo começou 2026 nublada e abafada, com a previsão de máxima de 31°C e mínima de 21°C, segundo o...