Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos

Publicado:

Em decorrência de abuso de poder político e econômico, Pablo Marçal (PRTB), que concorreu sem êxito à prefeitura de São Paulo no ano anterior, foi condenado pela Justiça Eleitoral do estado e ficará inelegível por oito anos a partir de 2024.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral da capital, acatou parcialmente as ações movidas pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL) e pelo PSB, partido que apresentou Tabata Amaral como candidata.

Marçal veiculou em suas redes sociais a oferta de produção de vídeos de apoio a candidatos “de direita” mediante transferências via Pix no valor de R$ 5 mil.

O magistrado considerou tal prática como “conduta ilícita com potencial para prejudicar a legitimidade das eleições”. Zorz ainda enfatizou que a conduta de Marçal “caracteriza-se como altamente repreensível (em termos qualitativos) e viola o princípio da legitimidade eleitoral”.

No decorrer do processo, a defesa de Marçal argumentou que os valores recebidos foram devolvidos posteriormente e que somente seis pessoas efetuaram transferências. Entretanto, tais argumentos foram rejeitados pelo juiz.

A Folha tentou contatar a equipe de campanha de Marçal para obter um posicionamento sobre a decisão, porém não obteve resposta. O candidato derrotado ainda tem o direito de recorrer.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fux e Barroso discutem no STF: “Não está sendo fiel aos fatos”. Vídeo

Em uma sessão tensa no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso travaram um acalorado debate sobre a...

Ciência descobre como reverter envelhecimento da pele com sangue jovem

Uma equipe de pesquisadores fez uma descoberta surpreendente sobre o poder do sangue jovem. Eles identificaram que proteínas presentes no soro de pessoas...

Proteção de crianças será levada a Fórum de Segurança Pública

O Brasil está verdadeiramente preparado para resguardar suas crianças vítimas de violência, tanto no mundo físico quanto no digital? Uma recente auditoria nacional,...