Com maioria favorável, STF julga ampliação do foro privilegiado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No retorno do julgamento nesta sexta-feira (28), o Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando um processo que poderá estender o foro privilegiado de políticos, permitindo sua continuidade mesmo após o término do mandato. Até o dia 11 de março, a discussão continua, com sete votos a favor e 2 contra, em uma nova tese proposta pelo ministro Gilmar Mendes.

A maioria dos votos visa “recalibrar” o entendimento atual, ampliando o foro de ministros, senadores, deputados e autoridades públicas que tenham cometido crimes no exercício de suas funções, mesmo após o fim do mandato ou da função exercida.

Segundo a interpretação atual, após o término do mandato, as ações dos políticos deveriam ser remetidas a instâncias inferiores.

A tese apresentada pelo ministro Gilmar Mendes recebeu apoio dos ministros Flávio Dino, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques. Os votos contrários foram dos ministros André Mendonça e Edson Fachin.

O ministro Nunes Marques fez considerações sobre o tema, após examinar o voto de Gilmar.

“É necessário avançar no tema, estabelecendo um critério geral mais abrangente, focado na natureza do crime cometido, e não em elementos que possam ser manipulados pelo acusado (como a permanência no cargo)”, iniciou o ministro.

“A proposta apresentada atende a essa finalidade. Ao preservar os aspectos fundamentais do entendimento estabelecido na AP 937-QO, ela estabiliza o foro para julgamento de crimes praticados durante o exercício do cargo e em decorrência dele, ao mesmo tempo que resolve as instabilidades do sistema e inibe deslocamentos que resultam em atrasos, ineficiência e, em último caso, prescrição”, concluiu o ministro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio em apartamento do Padre José é controlado por moradores antes da chegada dos bombeiros

Teixeira de Freitas registrou um incêndio em uma residência no segundo...

Operação Signum Fractum desmobiliza ponto de tráfico de drogas em Campinas de Pirajá

Operação Signum Fractum desarticula ponto de venda de drogas em Salvador e envolve investigações de homicídios Uma operação policial desarticulou, na manhã deste domingo...

Perseguição de 15 km acaba com suspeito morto e 5 presos no Rio

Um homem morreu e outros cinco foram presos após uma perseguição da Polícia Militar do Rio de Janeiro que começou na Avenida Brasil,...