Ao STF, ex-assessor de Bolsonaro nega monitoramento ilegal de Moraes

Publicado:

O coronel da reserva Marcelo Câmara, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, enviou sua defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) referente a uma investigação sobre suposta tentativa de golpe. Contrariando a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), sua defesa nega qualquer monitoramento ilegal ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, e solicita o impedimento do relator, alegando que ele está diretamente envolvido nos acontecimentos.

Na denúncia da PGR, Câmara é apontado como parte do núcleo de inteligência da suposta trama golpista. Seus advogados afirmam que o acompanhamento a Moraes foi realizado por meio de “fontes abertas”, como o Google, e não configurou monitoramento ilegal.

“Agora, com devido respeito, não se pode estar em lados opostos?! Desta forma, ou o relator se considera vítima ou é preciso abandonar essa incoerência no uso do termo ‘monitoramento’, reconhecendo que o correto é ‘acompanhamento por fontes abertas/Google'”, destaca a defesa.

Defesas

  • Câmara, um dos 34 denunciados pela PGR, apresentou defesa no prazo estipulado, em 19 de fevereiro.
  • Outros que já se manifestaram são: coronel Bernardo Romão Corrêa Netto, tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior, general Cleverson Magalhães, presidente do Instituto Voto Legal, Carlos Rocha, e Marcelo Câmara.
  • Bolsonaro também tem prazo até esta quinta-feira para responder à denúncia da PGR.

Além disso, na defesa de Câmara, é solicitado o impedimento de Moraes para julgar o caso, o qual já foi negado pelo plenário do STF. A defesa ressalta a falta de imparcialidade do relator para presidir e julgar o processo.

Os advogados de Câmara mantêm a posição de que a defesa foi cerceada durante o processo.

“Para não prejudicar a defesa, reitera-se o pedido para a extração completa, por um perito indicado pela defesa, dos elementos originais das mídias e gravações eletrônicas obtidas durante a investigação”, declarou a defesa.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro: conheça os sintomas e tratamentos da gastrite e esofagite

Recentemente, o ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma série de exames no Hospital DF Star, em Brasília, após obter autorização judicial para deixar...

Líderes europeus acompanham Zelensky em nova reunião com Trump nos EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está prestes a participar de uma reunião decisiva com Donald Trump, que acontece nesta segunda-feira, 18 de...

O delírio do conspirador (por Mary Zaidan) 

No Brasil, a tensão está nas alturas. Enquanto proclamam que estamos sob uma ditadura liderada pelo juiz Alexandre de Moraes, figuras como Jair...