Atendimento à mulher será reforçado pelo governo federal com inauguração de unidades especializadas

Publicado:

O governo federal está expandindo a rede de apoio à mulher em situação de vulnerabilidade com a inauguração de uma nova Casa da Mulher Brasileira e quatro centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) até o final de março.

Estas iniciativas, fruto de parcerias com estados e municípios, visam fortalecer o suporte oferecido às mulheres em situação de violência, disponibilizando serviços especializados e um atendimento integrado e humanizado.

A Casa da Mulher Brasileira de Palmas (TO), que está prevista para começar a operar no dia 28, será a décima primeira unidade do programa federal Mulher Viver Sem Violência, lançado em 2013, reformulado em 2019 e reativado em 2023.

Com uma estrutura de mais de 1.000 metros quadrados e um investimento de R$ 6,75 milhões, a unidade do Tocantins se juntará às demais Casas da Mulher Brasileira já em funcionamento em diferentes localidades do país, ampliando assim a cobertura desse importante programa de proteção.

Funcionamento das unidades

Cada Casa da Mulher Brasileira concentra em um único local diversos serviços oferecidos pelo Poder Público às mulheres em situação de violência, incluindo acolhimento, apoio psicossocial e jurídico, alojamentos temporários, delegacias especializadas, defensoria pública, juizados e varas especializadas, serviços de saúde e até mesmo uma brinquedoteca para crianças de 0 a 12 anos que acompanham suas mães durante o atendimento.

O Ministério da Mulher relata que somente em 2024, as dez unidades em funcionamento realizaram mais de 426,5 mil atendimentos. No ano anterior, houve pouco mais de 197 mil atendimentos, demonstrando a relevância crescente desse programa de apoio e proteção às mulheres em todo o Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...