Gleisi assume articulação do governo Lula prometendo diálogo e com elogios a Haddad e Alexandre de Moraes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Gleisi Hoffmann foi empossada como nova ministra das Relações Institucionais em um evento marcado por elogios a Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e reconhecimento ao papel de Alexandre de Moraes na defesa da democracia. A cerimônia, realizada em um Palácio do Planalto lotado, marcou a transição da pasta ocupada por Alexandre Padilha, que assumiu o Ministério da Saúde.

Em seu discurso de posse, Gleisi enfatizou o compromisso em estabelecer uma base de apoio sólida, a partir da votação do projeto da lei orçamentária de 2025, prevista para o próximo dia 19, de acordo com o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Júlio Arcoverde.

Entre suas prioridades, a ministra citou a aprovação da mudança no Imposto de Renda, buscando isentar aqueles que recebem até R$ 5 mil por mês. Defendeu a consolidação da agenda econômica do governo, elogiando o trabalho de Haddad, afirmando que as medidas estão impulsionando o Brasil no caminho do emprego, crescimento e renda.

Gleisi ressaltou a importância da modificação no Imposto de Renda como uma medida de justiça que beneficiará milhões de brasileiros, reforçando a neutralidade fiscal preconizada por Haddad.

No âmbito da articulação política entre o Palácio do Planalto e os parlamentares, a ministra assegurou que o diálogo respeitará a diversidade política, adversários e acordos estabelecidos. Salientou sua chegada para fortalecer um governo de ampla coalizão, promovendo interlocução entre o Executivo, Legislativo e a sociedade civil.

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além de ministros do governo, líderes do Congresso, parlamentares, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outros. Gleisi agradeceu a presença do ex-presidente José Sarney, destacando o apoio recebido.

Gleisi Hoffmann, que presidia o PT desde 2017, licenciou-se do cargo para assumir o Ministério. Humberto Costa foi escolhido como presidente interino do partido até a eleição do novo líder, prevista para 6 de julho.

No seu pronunciamento, Gleisi enalteceu o papel de Alexandre de Moraes na defesa da democracia e soberania nacional. Lembrou a eleição de 2022 e a vitória de Lula nas urnas, considerando uma derrota à “trama golpista” planejada para janeiro de 2023.

Ao encerrar seu discurso, a ministra de Relações Institucionais reafirmou o compromisso com a democracia e a soberania nacional. Presidente Lula não proferiu discurso no evento.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Governo da Bahia prorroga estudos para concessão do antigo Porto da Ford até dezembro

O governo da Bahia prorrogou por mais seis meses o contrato de estudos para viabilizar a exploração do Terminal Portuário Privativo Miguel de...

Entre shows e gols do Brasil, posto da Sesab registra mais de 3,6 mil testes para ISTs no São João de Cachoeira

Durante o São João na Bahia, a Secretaria da Saúde (Sesab) mobilizou postos de testagem rápida para ISTs em Cachoeira, no Recôncavo, como...

Motociclista de 62 anos morre após colisão com caminhonete no interior baiano

Um idoso de 62 anos morreu após um acidente na BA-395, entre a sede de Tucano e o distrito de Caldas do Jorro,...