TRF mantém condenação de réus por contrabando de cigarros em Itabuna

Publicado:

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve, por unanimidade, a condenação de três indivíduos acusados de contrabando pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabuna/BA.

Segundo a denúncia, os réus foram surpreendidos transportando 1.428 pacotes de cigarros de origem paraguaia durante uma fiscalização policial na BR-415, próxima a Ibicaraí. A importação desses cigarros é ilegal no Brasil.

Ao analisar o recurso dos acusados, o Juiz Federal Clodomir Sebastião Reis enfatizou que a materialidade e autoria do crime estão devidamente comprovadas, considerando o auto de apresentação e apreensão, informações policiais, representação fiscal para fins penais, laudo pericial e provas testemunhais.

O magistrado ressaltou que a culpabilidade dos réus não pode ser considerada desfavorável, uma vez que a plena consciência da ilegalidade do ato é um elemento crucial da culpabilidade.

Dessa forma, a pena de um dos réus foi reduzida para dois anos e quatro meses de reclusão, enquanto os outros dois acusados tiveram suas penas diminuídas para dois anos e oito meses de reclusão, conforme o voto do relator.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: PGR se opõe à imposição de agentes na parte interna da casa de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou, nesta sexta-feira (29), ao Supremo Tribunal Federal (STF), sua posição contrária ao aumento de medidas de segurança...

Roubo em SP tem reação de PM de folga, tiros, sequestro e fuga. Veja

Um roubo de capacete na Vila Santa Catarina, zona sul de São Paulo, resultou em uma série de eventos dramáticos, incluindo troca de...

Investigadores da DEAM prendem no Bairro Redenção em Teixeira homem condenado a 20 anos por crimes sexuais

Na manhã desta sexta-feira, 29 de agosto de 2025, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Teixeira de Freitas prendeu Osvaldo...