Governo do estado e sindicato firmam acordo de reajuste salarial para professores da Educação Básica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo estadual da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) celebraram um importante acordo para reajuste salarial e progressão na carreira dos profissionais da Educação Básica da rede estadual, abrangendo os anos de 2025 e 2026. A negociação, realizada com êxito nesta quarta-feira (12), contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes do sindicato.

O acordo estabelece um reajuste de 6,27% a partir de maio deste ano, com retroativo a janeiro, elevando o vencimento básico inicial da carreira para R$ 4.965,24, um valor 2% acima do piso nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC).

O pagamento dos valores retroativos será dividido da seguinte forma:

  • Maio: retroativos de janeiro e fevereiro;
  • Junho: retroativos de março e abril.

O reajuste beneficiará também coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e professores indígenas.

Promoção: O acordo prevê a promoção de professores e coordenadores pedagógicos, mediante a participação em um curso de aperfeiçoamento em setembro de 2025. Após a inscrição no curso, 50% do valor da promoção será pago, com o restante previsto para junho de 2026.

A partir de fevereiro de 2026, o governo se compromete a pagar o Piso Nacional da Educação conforme atualização determinada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia faz reintegração de posse em loteamento no Extremo Sul da Bahia

Policiais militares cumpriram nesta sexta-feira (19) a operação de reintegração de posse no Loteamento Bahia Costa Sul, em Prado, no Extremo Sul da...

Idoso é encontrado morto em trecho de Rio São Francisco no Norte baiano após sair para pescar

Um idoso de 64 anos, identificado como João Pedro do Espírito Santo, foi encontrado morto nesta quinta-feira em um trecho do Rio São...

MP-BA processa Azul Linhas Aéreas por atraso de voo e falhas na assistência a passageiros na Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação civil pública contra a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. por atraso de 2h30 e...