Governo do estado e sindicato firmam acordo de reajuste salarial para professores da Educação Básica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo estadual da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) celebraram um importante acordo para reajuste salarial e progressão na carreira dos profissionais da Educação Básica da rede estadual, abrangendo os anos de 2025 e 2026. A negociação, realizada com êxito nesta quarta-feira (12), contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes do sindicato.

O acordo estabelece um reajuste de 6,27% a partir de maio deste ano, com retroativo a janeiro, elevando o vencimento básico inicial da carreira para R$ 4.965,24, um valor 2% acima do piso nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC).

O pagamento dos valores retroativos será dividido da seguinte forma:

  • Maio: retroativos de janeiro e fevereiro;
  • Junho: retroativos de março e abril.

O reajuste beneficiará também coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e professores indígenas.

Promoção: O acordo prevê a promoção de professores e coordenadores pedagógicos, mediante a participação em um curso de aperfeiçoamento em setembro de 2025. Após a inscrição no curso, 50% do valor da promoção será pago, com o restante previsto para junho de 2026.

A partir de fevereiro de 2026, o governo se compromete a pagar o Piso Nacional da Educação conforme atualização determinada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foragido da Justiça de Alagoas é preso em Salvador durante Lavagem de Itapuã

Um homem de 40 anos, procurado pela Justiça de Alagoas, foi preso na tarde desta quinta-feira (5) durante a Lavagem de Itapuã, em...

Polícia prende acusado de feminicídio de ex-rainha das cavalgadas na região de Jacobinha

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (5) um jovem de 19 anos suspeito de feminicídio envolvendo Karla Rafaelli de Oliveira Rocha, de 24...

Cajado assume presidência da Comissão de Viação e Transportes e quer discutir concessões de rodovias na Bahia

Claudio Cajado (PP-BA) foi eleito por unanimidade presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara. O mandato é até o final de...