Pacote e dados da China animam mercado. Bolsas da Ásia fecham em alta

Publicado:

Bolsas da Ásia Registram Alta com Dados Positivos da China

As bolsas de valores da Ásia encerraram o pregão em alta, impulsionadas por notícias favoráveis vindas da China. A divulgação de indicadores econômicos positivos e a implementação de um plano de estímulo ao consumo por Pequim foram os principais motivos para o bom desempenho registrado nesta segunda-feira.

Destaques do Mercado Asiático

  • O índice Kospi da Coréia do Sul liderou os ganhos, subindo 1,73%, atingindo 2.600 pontos.
  • Em Tóquio, o Nikkei avançou 0,93%, chegando a 23.300 pontos.
  • Em Hong Kong, o Hang Seng fechou com alta de 0,77%, atingindo 24.100 pontos.
  • Na China continental, o Xangai Composto registrou ganhos de 0,19%, alcançando 3.400 pontos.
  • O Shenzhen Composto teve um crescimento mais modesto, de 0,14%, atingindo 2.100 pontos.
  • Em Taiwan, o índice Taiex subiu 0,69%, chegando a 22.100 pontos.

Impacto Econômico na China

Os investidores reagiram positivamente aos indicadores econômicos divulgados pela China. A produção industrial no país cresceu 6% nos dois primeiros meses deste ano, em comparação anual, enquanto as vendas do varejo aumentaram 4%.

Estímulo à Economia Chinesa

Pequim anunciou um novo pacote de medidas para impulsionar o consumo interno, incluindo subsídios para cuidados infantis, assistência financeira aos estudantes, aumento de renda para agricultores e redução das taxas de juros em financiamentos habitacionais subsidiados. O objetivo é fortalecer a demanda interna, gerar crescimento econômico e melhorar a renda da população.

Além disso, o turismo no país também será incentivado como parte das medidas econômicas. Este movimento ocorre em um contexto de busca por estímulos à economia chinesa, em face da desaceleração do crescimento do PIB em comparação a décadas anteriores.

Declarações de Trump

Apesar do otimismo inicial, as bolsas da Ásia sofreram queda durante o pregão, após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a manutenção da política de tarifas comerciais. Espera-se que os EUA anunciem novas tarifas contra vários países em 2 de abril.

Este cenário, que combina estímulos chineses e incertezas comerciais globais, reflete a volatilidade dos mercados internacionais e deixa em alerta investidores e analistas sobre os rumos da economia mundial.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por roubar celular enquanto vendia saco de lixo. Vídeo

Na tarde de 8 de setembro, um episódio inusitado ocorreu em Jacupiranga, interior de São Paulo. Um vendedor ambulante, que estava comercializando sacos...

Astronomia aposta em simulações do céu para treinar algoritmos

A astronomia contemporânea vai muito além do que se via antigamente, quando a observação com telescópios era a única maneira de fazer descobertas....

“Não vou parar até Bolsonaro ser livre”, diz conselheiro de Trump

Em um pronunciamento que ressoou nas redes sociais, Jason Miller, conselheiro de Donald Trump, manifestou sua determinação em garantir que Jair Bolsonaro, ex-presidente...