Seap transfere para presídios de Barreiras e Salvador acusados de ordenar crimes no Sul baiano

Publicado:

Quatro presos foram transferidos da cidade de Itabuna, no Sul da Bahia, para presídios localizados em Barreiras, no Extremo Oeste do estado, e em Salvador. A transferência aconteceu durante a realização da Operação “Soberania Cacaueira”, deflagrada no Conjunto Penal de Itabuna na última segunda-feira. A ação foi conduzida pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por intermédio da Polícia Penal.

De acordo com informações da Seap, os quatro detentos são acusados de influenciar grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas, homicídios e outros delitos violentos na região. A operação “Soberania Cacaueira” tem como objetivo principal assegurar a ordem e a disciplina dentro do presídio de Itabuna, através de revistas nos internos e da retirada de materiais ilícitos, como celulares, das celas.

A Seap acredita que, com as apreensões realizadas, a comunicação dos custodiados com o mundo exterior foi impedida. Essas buscas são conduzidas pelo Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) e pelos policiais penais, com o suporte de policiais militares.

Essa megaoperação conta com a participação do Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do Ministério Público baiano, bem como da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cacaueira), da Cipe/Sudoeste e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).

As ações em campo, coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP) por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), também contam com a colaboração dos policiais penais da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e da Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Filho de Maria Del Carmen, superintendente do Desenbahia deve ser lançado pelo PT para herdar “votos” dela em 2026

André Fidalgo, superintendente da Desenbahia, deve ser lançado como candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Ele está sendo preparado para herdar...

Ex-senador afirma que ponte é solução “rodoviária e inadequada” e propõe sistema aquaviário como alternativa

O ex-senador e especialista em planejamento urbano-regional Waldeck Ornélas voltou a falar sobre o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Para ele, essa iniciativa é...

Município de Santo Amaro paga gratificação que supera o próprio salário de servidora; MP aponta disparidades

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 3ª Promotoria de Justiça de Santo Amaro, enviou uma recomendação ao prefeito Flaviano Bomfim (União)...