Covid-19: casos sobem 5,09% no início de março em comparação à semana anterior

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na primeira semana de março de 2025, os casos de Covid-19 no Brasil apresentaram um aumento de 5,09% em relação à semana anterior, de acordo com a Semana Epidemiológica 10/2025. Além disso, houve um crescimento de 37,5% na média móvel de óbitos pela doença. Até o dia 8 de março de 2025, foram registrados 148.328 casos e 891 óbitos pela doença no país. Os estados com as maiores taxas de incidência foram MT, MG, TO, DF e RR, variando de 14,7 a 106,1 casos por 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no Informe sobre Covid-19.

Na mesma semana, foram notificados 11.467 casos de Covid-19 no país, com uma incidência de 5,37 a cada 100 mil habitantes, resultando em 193 óbitos reportados. Por outro lado, na vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 7.009 casos hospitalizados foram registrados até a Semana Epidemiológica 10/2025, com a identificação de vírus respiratórios.

O Informe destaca que o vírus sincicial respiratório (VSR) apresenta uma tendência de alta, assim como a predominância de VSR, rinovírus e Covid-19 em casos de SRAG. Em relação aos óbitos por SRAG, a Covid-19 representou 83% dos registros nesse período.

O Ministério da Saúde também informou que houve instabilidade no sistema nas últimas semanas, resultando em casos represados e a atualização tardia de dados. Os estados AC, CE, PI, PR e RO foram os que não conseguiram atualizar as informações adequadamente.

Para ter acesso a mais informações sobre a Covid-19 no país, acesse o painel do Brasil 61 no Link.

Boletim InfoGripe

O Boletim InfoGripe da Semana Epidemiológica 10/2025, publicado pela Fiocruz, revela que dez estados apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, com tendência de aumento a longo prazo: AP, DF, GO, MT, MS, PA, RO, RR, SE e TO. Estes casos concentram-se principalmente na faixa etária até 14 anos.

Em locais como o Distrito Federal, Goiás e Sergipe, o aumento de SRAG em crianças de até dois anos está associado ao VSR. Já em relação aos idosos, a incidência moderada de SRAG associada à Covid-19 foi observada em Mato Grosso e Tocantins, com expectativa de crescimento apenas em Tocantins.

Lembre-se de acompanhar as atualizações sobre a situação da Covid-19 e as medidas preventivas necessárias para proteger a si mesmo e aos outros.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...