A segurança pública é um tema crucial que impacta diretamente as empresas e prestadores de serviços em todo o Brasil. Roubos, assaltos e golpes cibernéticos são apenas algumas das questões que afetam o cotidiano dessas organizações. Nesse contexto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou de um encontro na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) para debater a segurança no país.
No evento, foram discutidos os pontos essenciais da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, que em breve será analisada pelo Congresso. Uma das ênfases do ministro foi a necessidade de unificação de dados entre os agentes de segurança pública em todo o território nacional, visando uma coordenação mais eficaz.
Um dos aspectos controversos da PEC refere-se à autonomia dos estados, porém, segundo Lewandowski, foi garantido que a proposta não interfere na gestão das polícias estaduais.
Participação das Associações Comerciais no Debate
Destacando a importância da atuação das entidades empresariais no cenário legislativo, o presidente da CACB, Alfredo Cotait, reforçou a necessidade de medidas contundentes para melhorar a segurança. A CACB tem se posicionado ativamente na discussão da PEC, buscando representar os interesses do setor de comércio e serviços.
Um dos pontos positivos da proposta discutida é a criação de uma carteira de identidade única, baseada no CPF, o que, segundo o ministro Lewandowski, contribuirá significativamente para reduzir a criminalidade no setor empresarial.
Debates e Perspectivas Futuras
O primeiro ciclo de debates da CACB deste ano trouxe o ex-ministro Aldo Rebelo, que propôs uma abordagem para superar a polarização política no país, visando um novo ciclo de desenvolvimento. A interação entre lideranças empresariais e políticas é um dos objetivos centrais da CACB nesse cenário.
Sobre a CACB
A CACB representa mais de dois milhões de empresários em diversos setores da economia, unindo associações comerciais em todo o Brasil com o propósito de defesa do empreendedorismo e estímulo ao crescimento econômico do país.
Fonte: Brasil 61
Comentários Facebook