TJ-BA anuncia decreto com níveis de sigilo de processos judiciais e administrativos; entenda

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) divulgou um decreto, na última sexta-feira (21), que estabelece os diferentes níveis de sigilo aplicáveis aos processos judiciais e administrativos que estão em andamento no Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia.

O principal propósito do decreto é garantir a proteção de dados delicados, a privacidade das partes envolvidas e a segurança das informações processuais. Ao mesmo tempo, busca garantir transparência e acesso à justiça.

O decreto define cinco diferentes níveis de sigilo, de acordo com a sensibilidade das informações contidas nos processos:

  • Público: Acesso completo por todos os membros do judiciário e terceiros.
  • Sigilo Nível 1 (Segredo de Justiça): Acesso limitado ao número do processo, nome das partes e classe processual no site do TJBA. O acesso integral ao processo é garantido apenas para servidores do Judiciário e representantes legais habilitados.
  • Sigilo Nível 2 (Mínimo): Não disponível no site do TJ-BA ou na consulta pública do PJe. A visualização é restrita a magistrados, servidores do órgão julgador e autoridade peticionante. As partes e representantes legais só têm acesso com autorização do magistrado.
  • Sigilo Nível 3 (Médio): Restrito a magistrados, servidores do órgão julgador, autoridade peticionante, partes e representantes legais com permissão do magistrado.
  • Sigilo Nível 4 (Intenso): Restrito ao magistrado, assessores, diretor de secretaria e autoridade peticionante. Aplicado em processos criminais sensíveis, como investigações contra magistrados e organizações criminosas.
  • Sigilo Nível 5: Reservado ao magistrado e utilizado em casos extremamente delicados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é morta dentro de casa em Feira de Santana; polícia classifica crime como latrocínio

Uma tragédia em Feira de Santana: Talita Lobo Santana, de 35 anos, foi assassinada dentro de sua casa no último sábado, dia 13....

Mulher é agredida em frente a bar em Guanambi e populares destroem moto de suspeito

Na madrugada do último sábado (13), uma mulher foi agredida em frente a um bar no bairro Renascer 1, em Guanambi, na Bahia....

Jovem denuncia tentativa de estupro em Santo Antônio de Jesus

Uma jovem foi vítima de uma tentativa de estupro enquanto retornava de um evento em Santo Antônio de Jesus, na manhã...