Após expulsão de youtuber, UnB tem confronto entre grupos de esquerda e direita

Publicado:

Na tarde desta segunda-feira (24/3), a Universidade de Brasília (UnB) foi cenário de um embate ideológico entre grupos de diferentes espectros políticos. Uma manifestação de direita, apoiada pelo polêmico youtuber Wilker Leão, contrária à suposta “doutrinação comunista” na instituição, foi confrontada por estudantes de esquerda. Estes organizaram um cordão humano para impedir o protesto.

Principais pontos do episódio:

  • O grupo de jovens de direita realizou atos polêmicos no Centro Acadêmico de Artes Visuais (CAVIS), gerando controvérsias.
  • O Diretório Central dos Estudantes (DCE) emitiu um manifesto condenando tais ações e defendendo valores democráticos.
  • O youtuber Wilker Leão, conhecido por tumultuar aulas, foi temporariamente afastado e posteriormente novamente suspenso da UnB.
  • Wilker Leão matriculou-se na disciplina Pensamento LGBT Brasileiro, causando apreensão entre os alunos.
  • Estudantes de esquerda se mobilizaram para impedir a manifestação, formando um bloqueio nas entradas da universidade.

André Doz, estudante de história e membro do DCE, declarou a importância de defender a pluralidade da UnB e suas conquistas. Enquanto Victor Jansen, aluno de direito de outra universidade, criticou a esquerda por supostas posturas violentas durante o ato.

O deputado Gabriel Magno (PT) censurou os conflitos gerados na instituição e defendeu a comunidade acadêmica. Ele destacou que a universidade não promove doutrinação, citando decisão do STF a respeito. O parlamentar encerrou ressaltando o compromisso com a educação pública e o caráter pacífico do ato.

Apesar da intervenção policial para evitar possíveis confrontos, os manifestantes de direita prometeram novas mobilizações nas semanas seguintes, mantendo a tensão no ambiente universitário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Concurso: fraude de “Baby 10” levou policial civil do DF para a cadeia

Após sete anos de sua primeira investigação, Luiz Paulo Silva dos Santos, conhecido como “Baby 10”, está novamente sob os holofotes da Polícia...

Justiça do Rio condena Sérgio Cabral, Pezão e ex-secretário Hudson Braga por improbidade administrativa e corrupção

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu condenar os ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, além do ex-secretário Hudson Braga, por atos...