Trompetista que tocou marcha fúnebre para Bolsonaro tentou ser deputado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Fabiano e Silva Leitão Duarte, de 45 anos, também conhecido como “TromPetista”, é um músico com forte atuação na militância de esquerda. Durante uma coletiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele tocou a marcha fúnebre como uma forma de protesto. Bolsonaro tornou-se réu no Supremo Tribunal Federal (STF) acusado de tentativa de golpe de Estado.

Militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e estudante de relações internacionais, Fabiano tentou se eleger deputado distrital em 2022, mas obteve pouco menos de 5 mil votos, ficando como suplente.

O trompetista já esteve envolvido em situações de destaque, como quando foi preso durante o governo Bolsonaro ao tentar impedir um desfile de veículos blindados na Esplanada dos Ministérios, em 2021. Natural de Brasília, Fabiano já participou de cerimônias no Palácio do Planalto e realizou ações similares à que ocorreu no dia da coletiva de Bolsonaro.

Protesto e Reverência

Em entrevista ao Metrópoles, Fabiano explicou que a ação durante a coletiva foi uma forma de homenagear os mortos da Ditadura Militar e de protestar contra o governo anterior.

“Estava passando ao vivo e decidi ir para lá. Essa ação é uma homenagem aos que tombaram na ditadura, como Zuzu Angel, Stuart Angel, Rubens Paiva e meu tio Francisco Celso Leitão. Significa que a Justiça está se reconciliando com a nossa história. Tentativas de golpes de Estado não podem ficar impunes”, ressaltou o músico.

Durante a coletiva, Fabiano interrompeu Bolsonaro ao tocar a marcha fúnebre e, em seguida, a música “Tá na Hora do Jair Já Ir Embora”, de Juliano Maderada e Tiago Doidão, que se tornou viral durante as Eleições de 2022. O momento despertou risos entre os presentes, inclusive do ex-presidente. Bolsonaro pausou a coletiva brevemente para apreciar a música e depois retomou o pronunciamento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guarda Civil faz plantão na praia do Porto da Barra após proibição de colocação antecipada de kits praia

Porto da Barra tem nova lei que regula uso de kits de praia Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda...

Scott Adams, criador do quadrinho ‘Dilbert’, morre aos 68 anos

Scott Adams, criador da tirinha Dilbert, faleceu na terça-feira, 13 de janeiro de 2026, aos 68 anos, em sua residência em Pleasanton, na...

Ana Castela diz se vai seguir carreira de atriz após novela na Globo

Ana Castela, rainha das paradas sertanejas, trocou os palcos pela televisão. Entre as participações especiais confirmadas em Coração Acelerado, a novela das sete...