FAFEN-BA reativa produção de fertilizante e gera empregos diretos na indústria em Camaçari

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Polo industrial de Camaçari ganha fôlego com FAFEN-BA O polo industrial de Camaçari vive um momento diferente com o anúncio oficial do início das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) na Bahia. Após as manutenções realizadas no mês anterior, a planta entrou na fase de comissionamento de partida, com a expectativa de que a produção de ureia esteja plenamente estabelecida até o fim de janeiro.

A reativação da FAFEN-BA faz parte de um investimento inicial de R$ 76 milhões dividido entre as unidades da Bahia e de Sergipe. A retomada das atividades representa um alívio para o mercado de trabalho local, com a geração de 1.350 empregos diretos e mais de 4.000 indiretos, movimentando a cadeia de serviços da Região Metropolitana de Salvador e do estado de Sergipe.

Além da fábrica em Camaçari, a operação baiana contempla os Terminais Marítimos de Amônia e Ureia localizados no Porto de Aratu, em Candeias. Essa logística é fundamental para o escoamento da produção e para o abastecimento do agronegócio e de diversos setores industriais.

A importância da FAFEN-BA vai além das fronteiras estaduais. O Brasil ainda depende fortemente da importação de ureia. Com o pleno funcionamento das unidades do Nordeste e da planta de Araucária, no Paraná, a Petrobras deverá atender cerca de 20% da demanda nacional pelo insumo.

Segundo William França, diretor de Processos Industriais da Petrobras, a retomada da produção nacional amplia a oferta e reduz a dependência externa, com o gás natural como matéria-prima agregando valor à produção e fortalecendo a segurança alimentar do país.

A unidade baiana terá capacidade de produzir 1.300 toneladas de ureia por dia (5% do mercado nacional), além de amônia e ARLA 32.

ARLA 32 é um produto estratégico para a redução de emissões em veículos pesados, atendendo também aos setores têxtil, de tintas e de papel e celulose.

Com a perspectiva de elevar a produção nacional de fertilizantes nos próximos anos para cerca de 35%, a Bahia se consolida como uma peça-chave no cenário da indústria de fertilizantes do Brasil.

O que você pensa sobre a retomada da FAFEN-BA e seu efeito na economia local e no abastecimento do país? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o futuro da indústria regional.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Cantora Lauana Prado cancela show em Santa Fé do Sul por orientação médica às vésperas da licença-maternidade

A cantora Lauana Prado, 37 anos, cancelou a apresentação que ocorreria nesta quinta-feira (25) em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo....

MP-BA realiza inspeções em estruturas de festejos juninos e recomenda ajustes em Senhor do Bonfim

O Ministério Público da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça Regional de Senhor do Bonfim, realizou inspeções técnicas nas estruturas montadas para...

VÍDEO: “Cada um na sua praia”: Lazinho critica descaracterização do São João

Identidade cultural em jogo: Lazinho, vocalista do Olodum, alerta para o risco de a Bahia perder a essência de suas festas populares. Em...