A privatização das travessias de balsas em São Paulo recebe um impulso significativo com a garantia de crédito de US$ 100 milhões pela União. A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), ligada ao Ministério do Planejamento e Orçamento, aprovou o financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com a União como garantidora. O montante será destinado à empresa que conquistar a concessão de 14 linhas hidroviárias por balsa.
O projeto contempla investimentos de mais de R$ 1 bilhão ao longo de 20 anos, incluindo a aquisição de 48 novas embarcações, com destaque para balsas elétricas visando a redução da emissão de carbono. Além disso, o contrato prevê melhorias na infraestrutura dos terminais.
Entre as rotas beneficiadas pelo projeto estão as travessias de Santos-Guarujá, São Sebastião-Ilhabela, Cananéia-Ariri, Porto Natividade da Serra, Região Metropolitana de São Paulo e Paraibuna. Atualmente, o sistema atende cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente. A previsão é que o edital seja lançado no primeiro semestre de 2025, com o leilão e a assinatura do contrato agendados para o segundo semestre, com vigência de 20 anos e englobando todas as travessias do estado.
O projeto de lei que autoriza a concessão das travessias hídricas foi aprovado em congresso de comissões e deverá ser votado em breve na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
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