Em meio à divulgação de um aumento de 1,31% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em fevereiro, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, aponta que os preços dos alimentos estão em processo de queda. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele destaca que, após o período da quaresma, a tendência é de que os preços diminuam ainda mais, especialmente devido à alta demanda sazonal. Costa destacou que a carne já apresentou uma redução significativa de 14% em relação a janeiro.
Sobre as expectativas para os próximos meses, Rui Costa enfatiza que a trajetória de redução já é uma realidade, com preços mais baixos se consolidando. Além da carne, ele antecipa que o valor do ovo também deverá cair substancialmente após o período da quaresma, enquanto o arroz e outros produtos devem seguir a mesma tendência conforme o término da safra, previsto para o meio do ano.
Em relação aos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam uma inflação em aceleração no país, com o IPCA acumulando alta de 1,47% no ano e 5,06% nos últimos doze meses, Rui Costa reforça que a expectativa é de uma correção nos preços dos alimentos, com a diminuição dos valores, apesar dos índices econômicos gerais.
Comentários Facebook