Bolsonaro convoca manifestação no dia 6 de abril e batom vira símbolo de luta pela anistia dos presos do 8 de janeiro

Publicado:

O ex-presidente Jair Bolsonaro convocou através de suas redes sociais uma manifestação marcada para o dia 6 de abril, na Avenida Paulista, em São Paulo. O principal objetivo do ato é promover a aprovação do projeto de anistia aos detidos pelos acontecimentos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

Neste novo chamado, Bolsonaro e líderes de direita destacam a figura de Débora Rodrigues dos Santos, cabeleireira que vandalizou a estátua da Justiça em frente ao STF. Débora, que escreveu a frase “Perdeu, mané” com batom, enfrenta uma possível condenação de 14 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

“Por Débora, pelos inocentes de 8 de janeiro, pela anistia humanitária, sua presença é essencial”, convoca Bolsonaro em suas redes sociais.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também convocou para o dia 6 de abril, incentivando suas seguidoras a levarem um batom como forma de protesto contra a punição iminente à cabeleireira.

A direita adotou o batom como símbolo de apoio ao projeto de anistia aos detidos de 8 de janeiro e como crítica às penas consideradas excessivas impostas pelo STF, em especial ao ministro Alexandre de Moraes e demais membros da Primeira Turma.

O renomado criminalista Sergei Cobra Arbex comentou ao jornal Estado de S.Paulo que o caso da pichadora com batom tornou-se um ícone do julgamento dos eventos de 8 de janeiro em Brasília.

Para a advogada e professora de Direito da FGV, Luísa Ferreira, o caso emociona pela sua simbologia. Ela destaca a identificação de muitas pessoas com Débora e a substituição da arma pelo batom.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também aderiu ao uso do batom como símbolo de protesto. Ele ironizou o voto de Alexandre de Moraes, comentando que Débora “portava uma grande arma, um batom” durante seu discurso crítico no plenário da Câmara.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Monja Coen: “Pertencemos à mesma espécie, e isso deve nos unir, não dividir”

Em um mundo repleto de conflitos e pressa, Monja Coen propõe um retorno à essência: o cuidado com a vida e o respeito...

Ivete Sangalo tem audiência marcada com foliona que processou artista por ter sido ‘esmagada’ por trio no Carnaval de Salvador

Ivete Sangalo está agendada para um encontro na Justiça com uma foliona que processou a artista e o Bloco Coruja. O incidente ocorreu...

Homem tem metástase após transplante de fígado com câncer em SP

Geraldo Vaz Junior, um paulista de 58 anos, se viu em uma situação inesperada e alarmante após receber um transplante de fígado em...