Bolsonaro convoca manifestação no dia 6 de abril e batom vira símbolo de luta pela anistia dos presos do 8 de janeiro

Publicado:

O ex-presidente Jair Bolsonaro convocou através de suas redes sociais uma manifestação marcada para o dia 6 de abril, na Avenida Paulista, em São Paulo. O principal objetivo do ato é promover a aprovação do projeto de anistia aos detidos pelos acontecimentos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

Neste novo chamado, Bolsonaro e líderes de direita destacam a figura de Débora Rodrigues dos Santos, cabeleireira que vandalizou a estátua da Justiça em frente ao STF. Débora, que escreveu a frase “Perdeu, mané” com batom, enfrenta uma possível condenação de 14 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

“Por Débora, pelos inocentes de 8 de janeiro, pela anistia humanitária, sua presença é essencial”, convoca Bolsonaro em suas redes sociais.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também convocou para o dia 6 de abril, incentivando suas seguidoras a levarem um batom como forma de protesto contra a punição iminente à cabeleireira.

A direita adotou o batom como símbolo de apoio ao projeto de anistia aos detidos de 8 de janeiro e como crítica às penas consideradas excessivas impostas pelo STF, em especial ao ministro Alexandre de Moraes e demais membros da Primeira Turma.

O renomado criminalista Sergei Cobra Arbex comentou ao jornal Estado de S.Paulo que o caso da pichadora com batom tornou-se um ícone do julgamento dos eventos de 8 de janeiro em Brasília.

Para a advogada e professora de Direito da FGV, Luísa Ferreira, o caso emociona pela sua simbologia. Ela destaca a identificação de muitas pessoas com Débora e a substituição da arma pelo batom.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também aderiu ao uso do batom como símbolo de protesto. Ele ironizou o voto de Alexandre de Moraes, comentando que Débora “portava uma grande arma, um batom” durante seu discurso crítico no plenário da Câmara.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juiz com suspeita de embriaguez atropela e mata ciclista enquanto dirigia com mulher nua no colo

Na madrugada de sábado (26), a ciclista Thais Bonatti, de 30 anos, faleceu na Santa Casa de Araçatuba, vítima de um atropelamento ocorrido...

Opinião: Anuário de Segurança Pública expõe, mais uma vez, maior calo do petismo na Bahia

Os dados alarmantes do Anuário de Segurança Pública reafirmam a crise vivida pelos baianos: um aumento consistente nas mortes violentas, ações policiais fatais...

Homem com 18 passagens é preso pela 19ª vez ao furtar chocolates no DF

Em uma manhã agitada na Asa Norte, Brasília, um homem, já conhecido pelo seu extenso histórico criminal, foi preso em flagrante ao tentar...