TJ-BA intimida ALBA por descumprimento de decisão judicial sobre CPI do MST

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) emitiu um mandado de segurança na última segunda-feira (31), em favor do deputado estadual Leandro de Jesus (PL), determinando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do Movimento Sem Terra (MST). Esta medida foi tomada devido à contestação do parlamentar em relação à recusa do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), à época, Adolfo Menezes (PSD), em aprovar o pedido para a instauração da CPI.

A Presidente da ALBA, Ivana Bastos, foi concedido um prazo de 15 dias para acatar a decisão, emitida em maio de 2023. O desembargador Cássio Miranda, no documento, concedeu liminarmente a anulação da decisão do Presidente da Assembleia que rejeitou o requerimento da CPI do MST e ordenou a instalação imediata da CPI a nível estadual.

Adicionalmente, foi determinada uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento, com a possibilidade de aumento ou outras medidas coercitivas, como a multa astreintes, que é direcionada ao patrimônio do agente público responsável, e não ao ente estadual, a fim de assegurar a efetividade da decisão.

O TJ-BA intimou pessoalmente a Presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos, e notificou o Estado da Bahia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é encontrado morto com mais de 20 tiros em Eunápolis

O corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi descoberto na manhã deste sábado (11) em uma estrada de...

Possível suspensão de mineradora de vanádio mobiliza vereadores de cidade baiana

Os vereadores de Maracás, localizada no Vale do Jiquiriçá, estão em alerta diante da possível suspensão das atividades da Largo Brasil, uma...

Documentário “Entre a Caneta e o Poder” celebra pioneiras do jornalismo feminino na Bahia

Em um período marcado pela censura e repressão da ditadura militar, o documentário “Entre a Caneta e o Poder: Mulheres no Jornalismo da...