Greve dos entregadores de apps deve continuar nesta 3ª, entenda motivos da mobilização

Publicado:

A greve dos entregadores de aplicativos iniciada na segunda-feira (31) segue firme nesta terça-feira (1°). O Sindimoto-SP aponta a falta de revisão nas taxas pagas aos profissionais como uma das principais reivindicações. Segundo o sindicato, o valor das entregas permanece estagnado há uma década, resultando em diminuições salariais significativas para os entregadores.

O Sindimoto-SP ressalta que enquanto os trabalhadores com registro em CLT tiveram quase 99% de aumento salarial, os entregadores de aplicativos viram seus ganhos reduzirem em quase 72% nesse mesmo período. Essa disparidade motivou a mobilização da categoria.

Por outro lado, a Amobitec, associação que representa empresas como iFood, destaca que mantém canais de comunicação abertos com os entregadores e apoia a regulação do trabalho intermediado por plataformas digitais em busca de proteção social aos trabalhadores e segurança jurídica nas atividades.

As manifestações dos entregadores ocorreram em diversas cidades do país, como Fortaleza, Rio Grande do Sul, Goiânia, Brasília, São Paulo e Santa Catarina. Os protestos visam demandas como definição de uma taxa mínima por corrida, aumento no valor por quilômetro percorrido, limitação de distância para entregas de bicicleta e garantia de pagamento integral dos pedidos, mesmo com entregas agrupadas.

Posicionamento do iFood

O iFood, em comunicação direta com os entregadores, reconhece o momento econômico do país e estuda a viabilidade de reajustes para este ano. A empresa destaca também o aumento progressivo do valor mínimo pago nas rotas nos últimos três anos, saindo de R$ 5,31 para R$ 6,50.

Essa greve reflete uma realidade em que 1,5 milhão de pessoas trabalhavam por meio de aplicativos e plataformas digitais, representando 1,7% da população ocupada no setor privado no Brasil, de acordo com dados do IBGE de 2024. A maioria dos trabalhadores neste formato são do sexo masculino, com nível médio de escolaridade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COP30: seis pessoas continuam internadas após incêndio

Um incêndio atingiu os pavilhões dos países na Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), em Belém, resultando em 27 pessoas necessitando de...

Bicampeão de asa-delta morre ao cair de parapente no Rio

Philip Haegler, bicampeão brasileiro de asa-delta, perdeu a vida durante um salto de parapente na quinta-feira, 20 de novembro, na Pedra Bonita, em...

Passageiros de helicóptero são assaltados após pouso de emergência no Ceará

Na quinta-feira, 20 de novembro de 2025, um grupo de passageiros foi assaltado logo após um helicóptero realizar um pouso de emergência em...