Nesta sexta-feira, 26, cinco crianças da Escola Estadual Prof. Luis Gonzaga Pinto e Silva, no Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, passaram mal e foram levadas ao hospital após um incidente envolvendo gás na região. A Polícia Militar informou que o odor foi provocado por um treinamento realizado no batalhão ao lado da unidade.
As crianças foram encaminhadas para avaliação médica e, segundo a Secretaria Estadual de Educação, já receberam alta. A Unidade Regional de Ensino Sul 2 lamentou o ocorrido e afirmou que acompanha a situação para prevenir novas ocorrências na região.
A Secretaria de Segurança Pública informou que abriu um procedimento administrativo para apurar todas as circunstâncias. O treinamento de forças táticas ocorreu em área previamente destinada para esse tipo de instrução; assim que a situação foi identificada, a atividade foi interrompida e o atendimento foi prestado com apoio do Samu e do Corpo de Bombeiros.
As autoridades destacaram que o episódio está sendo apurado para esclarecer eventuais falhas de protocolo ou de comunicação, e que as medidas cabíveis serão adotadas para melhorar a segurança de alunos e trabalhadores próximos a operações de treinamento.
A Secretaria de Educação afirmou que continuará acompanhando a situação e poderá ajustar diretrizes de segurança para atividades externas envolvendo a comunidade escolar, com foco em minimizar impactos e assegurar o bem-estar de estudantes.
Compartilhe sua opinião nos comentários: você acredita que houve falhas na organização ou comunicação? Quais medidas você considera prioritárias para evitar que situações assim se repitam?
