Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, tomou a decisão de reverter a nomeação de Eli Sharvit, vice-almirante da Marinha, como diretor do Shin Bet, Serviço de Segurança Interna. Em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (1), o gabinete de Netanyahu agradeceu a Sharvit por atender ao chamado do dever, porém, após uma análise mais detalhada, o primeiro-ministro pretende considerar outros candidatos.
No dia 21 de março, Netanyahu destituiu o então diretor do Shin Bet, Ronen Bar, alegando “falta de confiança”. No entanto, devido a ações legais da oposição e de uma organização não governamental, o Supremo Tribunal suspendeu a decisão até 8 de abril para analisar os recursos. O primeiro-ministro reitera que cabe ao governo decidir quem lidera a agência de segurança interna.
A relação entre Bar e Netanyahu se deteriorou quando o diretor do Shin Bet responsabilizou o governo pelo fracasso na segurança durante os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023. A situação se agravou ainda mais com uma investigação do Shin Bet sobre possíveis pagamentos feitos a Netanyahu pelo Catar.
Comentários Facebook