Operação Kariri: Seis pessoas são condenadas por organização criminosa e lavagem de dinheiro em Feira de Santana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um grupo familiar envolvido em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Feira de Santana foi condenado pela Justiça após denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) na ‘Operação Kariri’. Os condenados, que atuavam na região há décadas, abastecendo o mercado de drogas e lavando os lucros do crime com aquisição de imóveis de luxo e fazendas, receberam penas de até 16 anos de prisão. Cabe recurso e, por decisão judicial, poderão recorrer em liberdade.

A sentença, proferida pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana, inclui o confisco definitivo de diversos bens, como 11 imóveis, 15 veículos e mais de 500 cabeças de gado, avaliados em até R$ 50 milhões após perícia.

Rener Umbuzeiro, falecido líder da organização criminosa, teve sua esposa Niedja Maria de Lima Souza Umbuzeiro e sua filha Larissa Gabriela Lima Umbuzeiro condenadas a 16 anos e seis meses de prisão, como principais responsáveis pelo núcleo financeiro e pela lavagem de dinheiro. Além delas, Clênia Maria Lima Bernardes, Paulo Victor Bezerra Lima, Gabriela Raizila Lima de Souza e Robélia Rezende de Souza também foram condenados.

O esquema criminoso, segundo a denúncia do MPBA, envolvia o uso de “laranjas” para ocultar bens e movimentar dinheiro de forma dissimulada. Investigação comprovou a ligação dos réus com lavagem de dinheiro proveniente do tráfico, através de apreensões de maconha e evidências de plantio.

A sentença detalha a participação de cada réu nos crimes, apresentando provas obtidas em investigações policiais, relatórios financeiros de inteligência, interceptações telefônicas, documentos de transações bancárias e imobiliárias, além de depoimentos.

00
Foto: Reprodução / Redes sociais

A condenação do grupo criminoso na ‘Operação Kariri’ destaca mais um importante passo no combate ao crime organizado. A sociedade e as autoridades competentes seguem firmes no propósito de garantir a segurança e a legalidade, reafirmando a importância da Justiça em coibir atividades ilícitas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colisão frontal no Sudoeste baiano deixa mulher e adolescente mortos

Colisão frontal registrou-se na tarde desta quarta-feira, 31, na BA-262, trecho de Aracatu, região Sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu no km 439...

Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro detido na Polícia Federal

O ministro do STF Alexandre de Moraes negou, nesta quinta-feira (1º), o pedido da defesa de Jair Bolsonaro para a concessão de prisão...

Decreto proíbe venda de bebidas destiladas em cidade vizinha a Ribeira do Pombal

Decreto municipal publicado pela prefeitura de Ribeira do Amparo, no Nordeste da Bahia, proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas destiladas durante os festejos...