Durante um encontro em Bruxelas com os chanceleres da OTAN, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, enfatizou o compromisso contínuo dos Estados Unidos com a aliados. Em meio à preocupação da mídia sobre as intenções do presidente Donald Trump em relação à OTAN, Rubio tranquilizou os aliados afirmando que os EUA permanecerão parte integrante da organização, classificando como infundada a “histeria” midiática.
As preocupações dos aliados europeus e do Canadá referem-se principalmente à relação entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin. A possibilidade de um acordo de cessar-fogo que possa favorecer Moscou, juntamente com dúvidas sobre a continuidade da presença militar americana na Europa, tem gerado incertezas na região.
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, assegurou que não há planos para a retirada das tropas dos EUA, mas há apreensão entre diplomatas europeus em relação à quantidade de soldados que poderão retornar aos Estados Unidos. Atualmente, a Europa abriga cerca de 100 mil soldados americanos, cuja presença é considerada essencial para a segurança da OTAN. A recomendação para os aliados europeus é aumentar os investimentos em defesa, com a expectativa de que cada país destine 5% de seu PIB para essa área.
Facebook Comments