Procuradora-geral sobre 3º mandato de Trump: “Seria muito difícil”

Publicado:

Em meio à declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a intenção de concorrer a um terceiro mandato presidencial, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, levantou dúvidas sobre a viabilidade legal dessa possibilidade. Mesmo com a Constituição do país proibindo tal prática, Pam Bondi afirmou que seria “muito difícil” para Trump encontrar respaldo legal para disputar uma terceira gestão.

“Gostaria de tê-lo como presidente por 20 anos, mas acho que isso vai acabar depois deste mandato”, expressou Bondi à Fox News.

Segundo a Constituição dos EUA, desde a emenda de 1947, cada presidente está limitado a dois mandatos à frente da Casa Branca. A emenda foi promulgada logo após a morte de Franklin Roosevelt no início de seu quarto mandato presidencial.

Modificar a Constituição dos EUA para permitir um terceiro mandato exigiria que Trump obtivesse o apoio de dois terços das duas casas do Congresso, Senado e Câmara, além da ratificação de três quartos dos 50 estados.

“Essa é realmente a única maneira de fazer isso. Seria muito difícil”, admitiu Bondi.

Trump afirmou à NBC News, em 31 de março, que ele “não estava brincando” sobre a possibilidade de um terceiro mandato, afirmando que existem “métodos” para alcançá-lo.

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Planalto vê um motivo para críticas recentes de Tarcísio a Lula

Os recentes comentários do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, direcionados ao presidente Lula, têm gerado discussões no Palácio do Planalto. Assessores...

Congressista colombiano escapa de atentado a tiros com fuzil

Em um episódio alarmante, o congressista colombiano Júlio César Triana, do partido Cambio Radical, escapou ileso de um atentado a tiros na quarta-feira,...

Defesa de Bolsonaro sobre Mauro Cid: “Mentiu reiteradas vezes”

Na noite de quarta-feira, 13 de agosto, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou suas alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF)...