Após fechamento em 2024, vereador propõe transformar espaço do Sebo Brandão em biblioteca pública

Publicado:

Após 55 anos de história, o emblemático Sebo Brandão encerrou suas atividades no ano passado, deixando uma lacuna significativa na cena cultural da Bahia. Situado na Rua Ruy Barbosa, no coração de Salvador, este espaço despertou o interesse dos vereadores da capital baiana por meio de um projeto que visa sua conversão em uma biblioteca pública.

Na última sexta-feira (4), foi protocolada uma proposta que solicita ao prefeito Bruno Reis (União) que tome medidas para transformar o antigo sebo em uma biblioteca, com o objetivo de manter “o acesso à leitura e à cultura para todos os cidadãos”.

O vereador, em entrevista ao Bahia Notícias, enfatizou que se trata de uma iniciativa abrangente que contempla diferentes áreas da cidade, desde o aspecto histórico e cultural até o educacional, destacando a gratuidade no acesso aos livros, a troca de exemplares e a promoção da leitura.

O Sebo Brandão, com uma área física de 362 m² e um acervo de aproximadamente 80 mil livros, abrange obras clássicas e contemporâneas de diversas áreas do conhecimento. O autor da proposta, vereador João Cláudio Bacelar (Podemos), ressalta também a carência de bibliotecas públicas em Salvador.

“É essencial ampliar e democratizar o acesso aos livros e à leitura para toda a população, especialmente estudantes e pesquisadores que necessitam de espaços acessíveis para estudo e pesquisa”, destaca outra parte da matéria.

Bacelar revela que, considerando a revitalização do espaço, o antigo sebo poderá se tornar um novo ponto turístico e cultural da capital baiana. Ele ressalta o potencial do projeto em atrair turistas interessados na arquitetura e na história local, além de fomentar o turismo cultural. Isso também impulsionaria a economia e movimentaria tanto visitantes quanto os moradores locais, enriquecendo a comunidade com conhecimento e cultura”, como citado no Bahia Notícias.

O vereador menciona ainda que a implantação da biblioteca neste local contribuiria para a revitalização do Centro Histórico, promovendo a valorização do patrimônio cultural e estimulando o turismo literário e acadêmico na região.

Por meio da atração de investimentos na cidade, a vinda de turistas e a preservação do patrimônio histórico e cultural, a transformação do antigo Sebo Brandão em uma Biblioteca Pública Municipal se torna uma iniciativa de grande importância e impacto para Salvador”, conclui Bacelar.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tribunal suspende decreto de Trump que limita cidadania por nascimento

Em uma decisão histórica, o Tribunal de Apelações do 9º Circuito dos EUA, baseado em São Francisco, declarou inconstitucional o decreto de Donald...

LDO: Orçamento do DF para 2026 prevê nomeação de 65 mil servidores

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 está repleta de novidades: está prevista a nomeação de 65.395 servidores no Poder Executivo, resultando...

Secretaria de Esporte esconde informações sobre projetos de R$ 7 milhões

Recentemente, a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal gerou polêmica ao manter em sigilo informações sobre dois projetos que somam R$...