Reconhecimento: Wanda Chase pode ser homenageada com nome de logradouro em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A jornalista Wanda Chase, falecida na última quinta-feira (3), em decorrência de um aneurisma dissecante da aorta, pode ser homenageada em Salvador.

Nascida em Manaus, mas considerada cidadã soteropolitana, o nome do ícone do jornalismo cultural pode ser atribuído a uma rua na capital baiana.

Uma proposta apresentada pelo vereador André Fraga (PV) visa homenagear a relevância de Wanda na comunicação baiana e nacional.

“Sua dedicação à valorização da cultura negra, da arte e da identidade baiana fez dela referência na imprensa e um símbolo de resistência e representatividade. A morte de Wanda em 02 de abril de 2025, representa uma perda irreparável para a Bahia e para o jornalismo brasileiro. Nomear um logradouro público em sua homenagem não apenas preserva sua memória, mas também reforça o reconhecimento de sua contribuição para a sociedade. Essa medida simboliza o compromisso do poder público com a valorização de personalidades que ajudaram a moldar a identidade cultural e política do estado.”

Para que essa homenagem se efetive, o projeto passará por análise das comissões da Casa Legislativa, seguido de votação no plenário. Caso aprovado, a proposta seguirá para sanção ou veto do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que indicará o logradouro a ser nomeado em memória da jornalista.

A família da jornalista recebeu o Título de Cidadã Baiana.

Na última segunda-feira (7), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) prestou uma homenagem póstuma a Wanda Chase, com a presença de amigos, admiradores, colegas de profissão e ativistas do movimento negro e da cultura na Bahia.

A sessão especial foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, que liderou a entrega, in memoriam, do Título de Cidadã Baiana aos familiares da jornalista.

Durante a cerimônia estavam presentes o presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques; a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Venâncio; o cantor Tonho Matéria; e os jornalistas Osmar Marrom Martins, Casemiro Neto e Georgina Maynart.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Do crochê ao brilho dourado, confira looks do público que celebra a chegada de 2026 no Virada Salvador

A última noite do Festival Virada Salvador 2026, nesta quarta-feira (31), ficou marcada pela criatividade dos looks na Arena O Canto da Cidade....

Xanddy Harmonia destaca o samba de roda como base de sua trajetória musical no Festival Virada Salvador 2026

Festival Virada Salvador 2026 chega ao último dia de programação. Antes de subir ao palco principal nesta quarta-feira, 31, o cantor Xanddy Harmonia,...

Corpo de idoso desaparecido desde o Natal é encontrado em área de mata em Macaúbas

O corpo de José Aparecido de Jesus, 71 anos, foi encontrado na tarde desta terça-feira em Macaúbas, no sudoeste da Bahia. Ele estava...