Três municípios da Bahia foram selecionados pelo Ministério da Saúde para integrarem a lista de 80 cidades prioritárias nas ações de combate à dengue. O anúncio, realizado nesta terça-feira (8), inclui as cidades de Vitória da Conquista, Salvador e Monte Santo.
A escolha das cidades levou em consideração critérios como alta incidência da doença ou aumento no número de casos, com população superior a 80 mil habitantes. De acordo com os dados divulgados, esses locais já apresentaram taxas de incidência de dengue de 118, 58 e 127 casos por 100 mil habitantes, respectivamente.
Estima-se que cerca de 68 milhões de pessoas residam nessas 80 cidades selecionadas, todas com histórico de transmissão elevada da dengue – com mais de 50 casos por 100 mil habitantes – ou em situação de crescimento dos casos.
As ações do Ministério da Saúde preveem a atuação da Força Nacional do SUS, com a implementação de até 150 centros de hidratação, contendo até 100 leitos cada, representando um investimento total de R$ 300 milhões. Esses centros têm o objetivo de oferecer assistência e hidratação, seja de forma oral ou intravenosa, a pacientes com dengue, com o intuito de prevenir complicações e internações. Esses centros podem ser instalados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), bem como em locais adaptados, como auditórios, bibliotecas e refeitórios, ou em estruturas temporárias, como tendas, contêineres e galpões. As informações são provenientes do Ministério da Saúde e da Agência Brasil.
Comentários Facebook