O vereador Railan da Silva Oliveira da cidade de Ituaçu, no Sudoeste baiano, teve seu mandato cassado pela 58ª Zona Eleitoral a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A decisão foi proferida pelo juiz Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho.
O vereador foi acusado de calúnia com o intuito de obter vantagem eleitoral. De acordo com informações do Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, Railan usou o Instagram para afirmar que um homem, identificado como Manoel Martins Oliveira, teria tentado atropelá-lo, ao jogar seu carro contrariamente ao vereador.
Entretanto, as imagens das câmeras de segurança do local desmentiram o ocorrido, demonstrando que o suposto crime nunca aconteceu e que a denúncia tinha como propósito gerar comoção pública para alavancar a campanha eleitoral do denunciado.
O magistrado condenou o vereador a 2 anos de reclusão em regime inicial aberto, além de suspender seus direitos políticos durante o período da condenação. A Câmara Municipal de Ituaçu, por sua vez, deverá declarar a perda do mandato do vereador após o esgotamento de todas as possibilidades de recurso. A sentença foi proferida na última segunda-feira (7).
Chamado à Ação: A verdade e a ética são valores fundamentais na representação política. Denúncias falsas e artifícios enganosos prejudicam a confiança da população nos seus representantes.GetEnumerator que a honestidade e o respeito às leis sempre prevaleçam.
Comentários Facebook